![]() |
Lançamento do segundo episódio "Na Masmorra Uma Voz" acontece neste sábado (17) / Cartaz: divulgação |
Será lançado neste sábado, dia 17, nos canais do Documento Memória, no Facebook e YouTube, o segundo episódio do documentário "Na Masmorra Uma Voz" que relata os bastidores do estado de golpe militar de 1964 em Volta Redonda.
O documentário, em formato de web série, retrata os bastidores do golpe civil-militar de 1964, e o que aconteceu na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) com a implementação imediata do "Plano de Segurança da Usina", gerando inquéritos, demissões e prisões de operários e lideranças sindicais. Uma repressão brutal que se estendeu com a promulgação do AI-1 e o avanço da repressão criminosa a partir do AI-5. Considerado um dos pontos oficiais de tortura do Estado do Rio de Janeiro, o 1º Batalhão de Infantaria Blindada (B.I.B.), de Barra Mansa–RJ, foi palco de torturas e mortes num contexto de terrorismo de Estado. Ali se cometeu inúmeros crimes de lesa humanidade, instalando um quadro de horrores considerado o "crime do século" segundo a cientista política (USP) Glenda Mezarobba. A partir da chegada de Dom Waldyr Calheiros, em 1966, trazendo consigo um novo olhar de mundo da Igreja Católica, uma rede de solidariedade começa a ser construída nos bairros e no Movimento Operário, o que gerou inúmeras denúncias de violações de Direitos Humanos à "Anistia Internacional", manchando a imagem do regime militar brasileiro, gerando consequências e ações dentro das próprias Forças Armadas.
Produzido com técnicas de História Oral e Memória, utiliza como suporte documental, fontes primárias do "Centro de Memória Operária Digitalizada Rubem Machado", do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Volta Redonda e região e fontes secundárias do Relatório Final da "Comissão Municipal da Verdade Volta Redonda–RJ - Dom Waldyr Calheiros (2013-2015)".
O documentário garante reflexão sobre um período sombrio de nossa história recente.
Trilha Sonora de Guto Souza com Músicas de Ciron Silva.
0 Comentários