/>
Lançamento do segundo episódio "Na Masmorra Uma Voz" acontece neste sábado (17)

Lançamento do segundo episódio "Na Masmorra Uma Voz" acontece neste sábado (17)

Lançamento do segundo episódio "Na Masmorra Uma Voz" acontece neste sábado (17)
Lançamento do segundo episódio "Na Masmorra Uma Voz" acontece neste sábado (17) / Cartaz: divulgação

Será lançado neste sábado, dia 17, nos canais do Documento Memória, no Facebook e YouTube, o segundo episódio do documentário "Na Masmorra Uma Voz" que relata os bastidores do estado de golpe militar de 1964 em Volta Redonda.

O documentário, em formato de web série, retrata os bastidores do golpe civil-militar de 1964, e o que aconteceu na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) com a implementação imediata do "Plano de Segurança da Usina", gerando inquéritos, demissões e prisões de operários e lideranças sindicais. Uma repressão brutal que se estendeu com a promulgação do AI-1 e o avanço da repressão criminosa a partir do AI-5. Considerado um dos pontos oficiais de tortura do Estado do Rio de Janeiro, o 1º Batalhão de Infantaria Blindada (B.I.B.), de Barra Mansa–RJ, foi palco de torturas e mortes num contexto de terrorismo de Estado. Ali se cometeu inúmeros crimes de lesa humanidade, instalando um quadro de horrores considerado o "crime do século" segundo a cientista política (USP) Glenda Mezarobba. A partir da chegada de Dom Waldyr Calheiros, em 1966, trazendo consigo um novo olhar de mundo da Igreja Católica, uma rede de solidariedade começa a ser construída nos bairros e no Movimento Operário, o que gerou inúmeras denúncias de violações de Direitos Humanos à "Anistia Internacional", manchando a imagem do regime militar brasileiro, gerando consequências e ações dentro das próprias Forças Armadas.

Produzido com técnicas de História Oral e Memória, utiliza como suporte documental, fontes primárias do "Centro de Memória Operária Digitalizada Rubem Machado", do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Volta Redonda e região e fontes secundárias do Relatório Final da "Comissão Municipal da Verdade Volta Redonda–RJ - Dom Waldyr Calheiros (2013-2015)".

O documentário garante reflexão sobre um período sombrio de nossa história recente.
Trilha Sonora de Guto Souza com Músicas de Ciron Silva.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu