O curso termina no final deste mês de maio e beneficia 20 moradores
![]() |
Moradores da Ilha Grande passam por capacitação para conduzir visitantes / Foto: divulgação |
Ao longo da capacitação, que termina no final deste mês (maio), foram ministradas aulas com temáticas que visam a valorização do saber tradicional e a proteção do meio ambiente, como história local, técnicas de condução de visitantes, primeiros socorros, legislação ambiental, turismo e sustentabilidade.
Essa iniciativa se soma a outras capacitações realizadas pelo Inea que buscam integrar moradores de comunidades tradicionais, como com caiçaras da Reserva Ecológica Estadual da Juatinga, com as marisqueiras no Parque Estadual da Ilha Grande e na Área de Proteção Ambiental Estadual de Tamoios, quilombolas no Parque Estadual da Pedra Branca, e caiçaras e quilombolas no Parque Estadual da Costa do Sol e na Área de Proteção Ambiental do Pau Brasil
Nos últimos 12 anos, o Inea realizou 23 cursos de Condutores de Visitantes, contemplando 14 unidades de conservação, e credenciou 507 pessoas. Uma pesquisa realizada com ex-alunos mostra que o programa gerou impactos positivos: 76,1% dos participantes relataram melhoria em suas competências profissionais; 78,9% conseguiram gerar renda, e 69% encontraram novas oportunidades.
Em relação à sensibilização ambiental, 67,6% aumentaram seu interesse por questões ambientais, e 77,5% afirmaram que o programa influenciou suas práticas cotidianas. O curso teve alto índice de aprovação, com 94,4% dos participantes indicando que o recomendariam a outras pessoas. Os dados constam em uma pesquisa para a conclusão do curso de Pós-Graduação em Ecoturismo e Conservação, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) do servidor do Inea, Tarcísio.
O Programa Estadual de Guias de Condutores está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 (Educação de Qualidade), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 10 (Redução das Desigualdades), 12 (Consumo e Produção Sustentáveis) e 15 (Vida Terrestre).
0 Comentários