 |
Thiago Pampolha toma posse no TCE após aprovação da Alerj / Foto: divulgação |
O ex-vice-governador e ex-secretário de Estado, Thiago Pampolha, tomou posse nesta quarta-feira, dia 21, como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Ele assume a vaga deixada pelo conselheiro José Maurício de Lima Nolasco, que se aposentou compulsoriamente ao completar 75 anos de idade. A cerimônia de assinatura de posse foi realizada no Salão Nobre do Tribunal e contou com a presença de várias autoridades.
Com a posse, Pampolha passa a integrar o Corpo Deliberativo do Tribunal ao lado de outros três conselheiros titulares em atuação: conselheiro-presidente, Márcio Pacheco, e dos conselheiros Marianna Montebello Willeman e Rodrigo Melo do Nascimento. O Pleno do TCE-RJ é composto ainda por três conselheiros-substitutos: Marcelo Verdini Maia, Andrea Siqueira Martins e Christiano Lacerda Ghuerren.
“Apesar de ser jovem, eu tenho uma carreira extensa na vida pública. Eu assumo essa função, nessa nova Casa, com muito orgulho e assumo um compromisso sagrado com a população do nosso estado: trabalhar incansavelmente para que a população tenha uma vida melhor e para que o nosso Rio de Janeiro cresça e prospere”, discursou o novo conselheiro, que estava acompanhado da esposa, Rafaela Pampolha, e recebeu o crachá do TCE-RJ das mãos do seu pai, o empresário Domingos Gonçalves dos Santos.
Thiago Pampolha ocupava o cargo de vice-governador do estado do Rio de Janeiro desde 2023. Anteriormente, ele exerceu três mandatos como deputado estadual, sendo que ao ser eleito pela primeira vez, em 2010, o novo conselheiro do TCE-RJ foi o mais jovem parlamentar da história da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj). Thiago Pampolha também carrega em seu currículo a experiência de ter sido secretário de estado de Esporte, Lazer e Juventude, além da pasta do Ambiente e Sustentabilidade.
Aprovação na Alerj
Por 57 votos favoráveis, cinco contrários e sete abstenções, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quarta-feira, dia 21.
A sessão foi comandada pelo presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (União). O parlamentar elogiou a indicação de Pampolha e pediu atenção às prefeituras do interior. "Não tenho dúvidas quanto aos requisitos técnicos do Pampolha para ocupar a vaga. Ele já foi reconhecido pelo voto popular e espero que sua ida ao TCE ajude a mudar a máxima de punição de prefeitos do interior, que muitas vezes não conseguem ter quadro técnico adequado", discursou Bacellar.
Renúncia ao cargo de vice-governador
Logo após o fim da votação que aprovou seu nome ao TCE, Pampolha encaminhou comunicado oficializando sua renúncia ao cargo de vice-governador, que foi lido ainda em plenário pelo presidente da Alerj.
Antes dessa votação no plenário da Casa, a Comissão de Normas Internas e Proposições Externas da Alerj já havia realizado sabatina de Pampolha, e a sua indicação também já tinha sido chancelada pela CCJ. As duas reuniões aconteceram na última terça-feira (20/05) e os colegiados aprovaram o nome por unanimidade.
0 Comentários