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Setor de Veículos, Motos e Peças impulsionou alta de 0,2% no varejo físico em maio, segundo Serasa Experian

Setor de Veículos, Motos e Peças impulsionou alta de 0,2% no varejo físico em maio, segundo Serasa Experian

Considerando apenas o segmento, o crescimento foi de 2,8% no período
Setor de Veículos, Motos e Peças impulsionou alta de 0,2% no varejo físico em maio, segundo Serasa Experian
São Paulo, 18 de junho de 2025 — Em maio, a atividade do varejo físico brasileiro avançou 0,2% em relação a abril, segundo o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, primeira e maior datatech do país. O crescimento foi impulsionado principalmente pelo setor de “Veículos, Motos e Peças”, que teve alta de 2,8%, seguido por “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios (1,6%). Já o segmento de “Material de Construção” foi o único a apresentar retração no mês, com queda de 1,7%.
 
Veja a variação mensal do indicador e a visão completa por setor nos gráficos abaixo:
 
 

“O comércio tem registrado variações próximas à estabilidade nos últimos meses, refletindo uma certa moderação diante do cenário econômico marcado por juros elevados, adotados como resposta ao ambiente inflacionário. Ainda assim, a desaceleração tem ocorrido de forma um pouco mais suave, favorecida por um mercado de trabalho aquecido e por medidas de estímulo. Apesar do destaque para as vendas de veículos, os segmentos do varejo mais sensíveis ao crédito tendem a perder fôlego diante da perspectiva de manutenção dos juros em patamar elevado por um período prolongado”, analisa a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack. 

Variação anual teve aumento de 5,1%

Na comparação entre maio de 2025 e o mesmo mês de 2024, a atividade do comércio físico cresceu 5,1%. Veja, a seguir, a variação anual do indicador com histórico dos últimos 12 meses: 

Entre os segmentos, “Veículos, Motos e Peças” registrou a maior alta no ano (10,5%), seguido por “Material de Construção” (6,3%), “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios” (5,2%), “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” (4,8%), “Combustíveis e Lubrificantes” (4,6%) e “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” (1,4%).

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento, relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos varejistas pesquisados. Para a formação da série agregada do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as taxas de crescimento resultantes de cada segmento varejista são ponderadas pelo peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio — Varejo Ampliado, do IBGE, respeitando-se as suas revisões metodológicas.

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