/>
Banco Central coloca em circulação moeda comemorativa em celebração dos seus 60 anos

Banco Central coloca em circulação moeda comemorativa em celebração dos seus 60 anos

Banco Central coloca em circulação moeda comemorativa em celebração dos seus 60 anos
Banco Central coloca em circulação moeda comemorativa em celebração dos seus 60 anos / Foto: divulgação do BC

Entrou em circulação, nesta sexta-feira, dia 25, a moeda comemorativa com valor de face de 1 real alusiva ao sexagésimo aniversário do Banco Central (BC). No anverso (frente), em destaque, a peça apresenta o selo comemorativo dos 60 anos do BC, acompanhado da marca da autoridade monetária e de linhas diagonais. No anel dourado, aparecem as legendas “Banco Central do Brasil” e “1965-2025”. O reverso (parte de trás) é o de uma moeda padrão de 1 real da segunda família.

A produção da moeda comemorativa foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em abril deste ano. Foram cunhadas 23.168.000 unidades, que poderão ser usadas normalmente para fazer compras e realizar transações, assim como as demais moedas em circulação no Brasil.

A moeda comemorativa é parte das ações promovidas pelo BC com o objetivo de celebrar, documentar, humanizar e compartilhar a sua história.

Características da moeda

Denominação: 1 real

Material:           aço inoxidável (núcleo) e aço carbono revestido em bronze (anel)

Diâmetro:         27mm

Peso:                7g

Bordo:              serrilha intermitente


BC 60 anos

A Instituição completou 60 anos no início de abril e celebrou a data com uma solenidade que contou com a presença do presidente do BC, Gabriel Galípolo, de nove ex-presidentes, além de servidores e convidados. Também compareceram à cerimônia os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; do Senado, Davi Alcolumbre; e os ministros da Fazenda, Fernando Haddad; do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; entre outras autoridades.

Na esteira das comemorações, o BC produziu a série “Conversas Presidenciais”, com entrevistas realizadas pelo atual presidente, Gabriel Galípolo, com dez ex-presidentes da Instituição, abordando os desafios, as alegrias e a experiência de cada um à frente da autoridade monetária. Todos os episódios podem ser assistidos no canal do BC no YouTube.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu