/>
Rio de Barra Mansa será desassoreado

Rio de Barra Mansa será desassoreado

Ações do programa Limpa Rio Máquinas contemplam cerca de 6 km de extensão e visam melhorar o escoamento das águas, prevenindo inundações e reforçando a segurança dos moradores
<!--[if gte mso
Rio de Barra Mansa será desassoreado
Rio de Barra Mansa será desassoreado / Foto: reprodução

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) está tralhando na recomposição das margens e no desassoreamento do Rio Barra Mansa, em um trecho aproximado de seis quilômetros, com início nas proximidades do Fórum e avançando pela região central, Boa Sorte, Piteiras e Santa Clara.

O serviço tem como objetivo melhorar o escoamento das águas do rio, reduzir o risco de enchentes e recuperar as margens em áreas que sofrem com erosões. A estação mais seca do ano é a mais adequada para a realização desse tipo de intervenção, garantindo que, nas épocas chuvosas, o rio esteja preparado para suportar o aumento no volume de água.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Viana, deu mais detalhes e falou dos benefícios da intervenção.

— O desassoreamento e a recomposição das margens são essenciais para evitar erosões que, em alguns casos, podem até comprometer edificações próximas. Além disso, ao retirar o excesso de sedimentos, o rio ganha mais capacidade de escoamento, reduzindo os riscos de inundações — ressaltou Rodrigo.

Essa é a terceira etapa do Programa Limpa Rio Máquinas em Barra Mansa em 2025. A primeira intervenção ocorreu no Rio Bocaina, com ações de desassoreamento e correção das margens. Em seguida, o programa avançou para o Rio Bananal, onde foi realizada uma grande recomposição de áreas comprometidas pela erosão.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu