/>
Antigo hospital de Vassouras será reaberto como Museu Vassouras

Antigo hospital de Vassouras será reaberto como Museu Vassouras

Obras de restauro e requalificação foram aprovadas e acompanhadas pela equipe técnica do Iphan
Antigo hospital de Vassouras será reaberto como Museu Vassouras
Será reaberto no sábado, dia 30 de agosto, em Vassouras–RJ, o prédio que abrigou o antigo Hospital da Santa Casa de Misericórdia, tombado em nível federal desde 1958. Após seis anos de obras de restauro e requalificação, acompanhadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o imóvel será devolvido à sociedade, transformado em um novo equipamento cultural de referência para o Vale do Café: o Museu Vassouras.
 
O restauro preservou elementos originais da construção e adaptou o espaço às funções de um museu contemporâneo, que contará com 3.331 m² de área construída, distribuídos em salas expositivas, espaços educativos, ambiente multimídia, pátio, jardins, loja e café. O projeto arquitetônico foi conduzido por Maurício Prochnik, o de interiores por Gabriela de Matos, e o paisagismo por Marcos Sá, que incorporou espécies típicas da região, como palmeira Pati, café e jabuticabeira. 

O museu abriga, ainda, o Memorial Judaico, que homenageia Benjamin Benatar e Morluf Levy. O memorial foi restaurado e integrado ao espaço, com curadoria de Ilana Feldman e jardins originais de Roberto Burle Marx, renovados em parceria com o escritório que leva seu nome. 

Visita guiada 

O público poderá conhecer o edifício restaurado em uma visitação especial no dia 30 de agosto (sábado), das 10h às 17h, com entrada gratuita. Às 15h, a diretora artística do museu, Catarina Duncan, guiará uma visita comentada sobre a história do prédio e seu processo de recuperação. 

A inauguração da programação artística está prevista para novembro, com a exposição coletiva “Chegança”, que marcará a nova fase do prédio histórico, agora requalificado como museu.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu