/>
Cras do Roma leva nome do compositor da letra do hino da cidade de Volta Redonda

Cras do Roma leva nome do compositor da letra do hino da cidade de Volta Redonda

Unidade leva vai beneficiar cerca de 2,5 mil famílias com serviços e estrutura moderna

Cras do Roma leva nome do compositor da letra do hino da cidade de Volta Redonda
Cras do Roma leva nome do compositor da letra do hino da cidade de Volta Redonda / Foto: divilgação
A Prefeitura de Volta Redonda inaugurou na quinta-feira, dia 31 de julho, o novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Região do Roma, localizado no bairro Parque das Garças. A unidade leva o nome do compositor Adalto de Oliveira, autor da melodia do Hino de Volta Redonda, em homenagem à sua contribuição histórica para o município.

Com cerca de 1,1 mil metros quadrados de área construída, a nova unidade amplia significativamente a capacidade de atendimento da rede de proteção social, e vai beneficiar 2,5 mil famílias da região. O espaço conta com 21 cômodos, entre eles salas multiuso, telecentro, recepção, sala técnica, cozinha, sete banheiros, salas de atendimento individualizado, salão para atividades coletivas, varanda e área de serviço. A obra foi executada com sistema Steel Frame – que utiliza perfis de aço galvanizado como estrutura principal – e cobertura termoacústica, garantindo mais conforto, sustentabilidade e acessibilidade.

Com a inauguração, o novo Cras do Roma passa a ofertar uma série de serviços essenciais para a população em situação de vulnerabilidade. Entre eles estão o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o atendimento para inscrição e atualização no Cadastro Único para programas sociais federais, acompanhamentos psicossociais e sociojurídicos, além de cursos, oficinas e iniciativas para geração de renda. O espaço também será sede das atividades do grupo da terceira idade “Flor do Campo”, além de ações intergeracionais voltadas à inclusão social e ao fortalecimento de vínculos comunitários.

A cerimônia de inauguração contou com apresentação da Orquestra de Cordas do projeto Volta Redonda Cidade da Música e o coral da Melhor Idade da Smas, que emocionaram o público. 

Na solenidade, o filho do homenageado, Adalto Mendes, agradeceu a homenagem ao pai. “Meu pai chegou a Volta Redonda em 1947 e participou ativamente da história da cidade. Em 1954, compôs a melodia do Hino de Volta Redonda. Ter seu nome associado a um equipamento social tão importante é motivo de muito orgulho para toda a família.”

A presidente da Associação de Moradores do bairro Roma, Maria das Graças da Silva, também celebrou a conquista. “Foram anos de luta da comunidade por um Cras digno. Hoje é dia de agradecer. O Roma merece!”, disse Dona Graça.

Avanço na política de assistência social

A secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, ressaltou que a nova unidade simboliza o fortalecimento das políticas públicas na cidade. “Esse espaço é fruto de uma gestão que acredita na assistência social como ferramenta de transformação”, afirmou a secretária.

A coordenadora do Departamento de Proteção Básica (DPB), Cristiane Alves, explicou que a nova estrutura atende a demandas antigas da comunidade e amplia o acolhimento. “A população do Roma agora conta com um Cras amplo, com salas para oficinas, atendimentos técnicos e um espaço coletivo especialmente pensado para os grupos de idosos realizarem suas atividades com conforto e segurança”, destacou a diretora. 

O prefeito Antônio Francisco Neto lembrou o cenário encontrado ao assumir o município e ressaltou os avanços na área social. “Quando assumimos, todos os Cras estavam fechados. Hoje estamos entregando o equipamento mais moderno de Volta Redonda, graças a parcerias e ao trabalho de reconstrução da cidade. E grande parte disso devemos ao deputado Munir Neto”, ressaltou o prefeito.

Já o deputado estadual Munir Neto, que também estava presente na inauguração, reforçou que a construção do Cras do Roma foi uma prioridade, atendendo a uma antiga reivindicação da população. “Desde 2005 a comunidade pedia um Cras nessa região. Fizemos parcerias com a Igreja Católica e com o Rotary para manter espaços provisórios, mas sabíamos que era preciso oferecer uma estrutura definitiva. O prefeito Neto compreendeu essa urgência e, desde o início, pediu que construíssemos o melhor Cras de Volta Redonda para o Roma e aqui está ele, entregue à comunidade.”

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu