/>
Preso homem que provocou ataque cibernético contra empresa em Engenheiro Paulo de Frontin

Preso homem que provocou ataque cibernético contra empresa em Engenheiro Paulo de Frontin

Preso homem que provocou ataque cibernético contra empresa em Engenheiro Paulo de Frontin
Preso homem que provocou ataque cibernético contra empresa em Engenheiro Paulo de Frontin / Imagens: divulgação da Polícia Civil

Policiais civis da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) realizaram, no domingo, dia 17 de agosto, a “Operação Fantasma”, para apurar ataques cibernéticos e extorsão contra uma empresa de logística. Os endereços, em Engenheiro Paulo de Frontin, são todos ligados ao principal suspeito de ter realizado as invasões.

De acordo com os agentes, o primeiro contato do criminoso foi no último 6 de agosto, por meio de um e-mail. Ele exigiu US$ 10 mil em moedas virtuais para que não fosse divulgado conteúdo confidencial da empresa, de clientes e de fornecedores. Diante da possibilidade de um ataque cibernético, a companhia vítima contatou a especializada e realizou comunicação formal à Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Segundo relato dos responsáveis pela companhia, no dia seguinte, as ameaças permaneceram e foram enviadas informações internas para mais de vinte fornecedores, o que causou danos à reputação e confiabilidade da empresa. Os ataques continuaram e, na quarta, dia 13 de agosto, houve uma invasão ao WhatsApp da empresa e vários funcionários passaram a receber mensagens padronizadas solicitando o contato do CEO.

Durante a operação foram apreendidos e analisados aparelhos tecnológicos que permitiram confirmar que o suspeito era, de fato, o autor dos crimes. As investigações seguem, a fim de responsabilizá-lo criminalmente. 

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu