/>
Rio sediará encontro dos líderes religiosos dos países membros do BRICS

Rio sediará encontro dos líderes religiosos dos países membros do BRICS

Promovidos pelo Conselho Religioso dos Muçulmanos da Federação Russa, com o apoio da Universidade Mohamed Bin Zayed de Humanidades (EAU) e da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, eventos acontecerão nos dias 4 e 5 de setembro no Grand Hyatt Rio
Rio sediará encontro dos líderes religiosos dos países membros do BRICS
Nos dias 4 e 5 de setembro, no hotel Grand Hyatt Rio, no Rio de Janeiro, o Conselho Religioso dos Muçulmanos da Federação Russa promoverá três eventos para autoridades religiosas dos países membros do BRICS e pessoas interessadas na cultura islâmica. O objetivo é fortalecer laços entre as autoridades religiosas dos países membros do BRICS, além de destacar a contribuição do Islam para a paz, a espiritualidade e a convivência global.

O primeiro deles, no dia 4, é o “Encontro dos Líderes Religiosos Islâmicos dos Países BRICS". Em seguida, haverá o segundo, a “VI Conferência Espiritual da Rota da Seda: o papel dos valores morais na aproximação entre povos e continentes”, um evento inter-religioso com autoridades de todas as religiões. 

No dia 5, é a vez do “II Prêmio BRICS do Nobre Alcorão”. Estarão presentes recitadores renomados de diversos países do grupo, um momento de celebração da beleza, espiritualidade e tradição da recitação do livro sagrado dos muçulmanos. 

É um evento no qual os participantes recitam trechos do Alcorão buscando a melhor performance em se tratando de memorização, pronúncia correta (Tajwid) e entonação. Esses concursos são realizados em diversas partes do mundo e promovem o estudo e a divulgação deste livro sagrado.

Ambos os eventos contarão com o apoio da Universidade Mohamed Bin Zayed de Humanidades dos Emirados Árabes Unidos e da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS.

O Conselho Religioso dos Muçulmanos da Federação Russa (CRMRF) é uma das principais organizações religiosas muçulmanas na Rússia, atuando como um centro de coordenação para assuntos religiosos islâmicos no país. É uma das três principais autoridades espirituais muçulmanas na Rússia, juntamente com o Conselho de Muftis da Rússia e o Conselho Muçulmano do Cáucaso do Norte. 

O BRICS, composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Egito e Etiópia reúne economias emergentes que juntas representam mais de 40% da população mundial. Em 2025, o Brasil exerce a presidência rotativa do grupo e tem a responsabilidade de sediar encontros estratégicos nas áreas política, econômica – o que aconteceu recentemente, nos dias 6 e 7 de julho também no Rio de Janeiro – além de outros eventos nos âmbitos cultural e religioso.

Agenda

Dia 4 de setembro (quinta-feira), das 10 às 13h – Encontro dos Líderes Religiosos Islâmicos dos Países BRICS e VI Conferência Espiritual da Rota da Seda: o papel dos valores morais na aproximação entre povos e continentes

Dia 5 de setembro (sexta-feira), das 15h às 17h – II Prêmio BRICS do Nobre Alcorão

Local: Hotel Grand Hyatt Rio - Salão Rio Ballroom (Avenida Lúcio Costa, 9600, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro).

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu