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Dia das crianças aquece varejo: crescimento de 6,7%, segundo Cielo

Dia das crianças aquece varejo: crescimento de 6,7%, segundo Cielo

E-commerce foi destaque no período, com alta de 9,7%. Setores relacionados à data, como Turismo e Lazer, registraram alta
Dia das crianças aquece varejo: crescimento de 6,7%, segundo Cielo
O varejo brasileiro apresentou desempenho positivo na semana do Dia das Crianças, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Entre os dias 6 e 12 de outubro, o faturamento nominal cresceu 6,7% em relação ao mesmo período de 2024. O avanço foi observado tanto no varejo físico, que registrou alta de 6,0%, quanto no e-commerce, que teve crescimento ainda maior, de 9,7%.

O comportamento do consumidor mostra que, mesmo em um cenário de cautela econômica, datas comemorativas continuam a ser importantes propulsoras do consumo e da movimentação no comércio. Em 2025, o Dia das Crianças reforçou o papel das experiências e da conveniência nas decisões de compra.

Os setores mais ligados à data apresentaram desempenho acima da média do varejo. Turismo & Transporte liderou com alta de 11,8%, refletindo o aumento de viagens em família mesmo sem feriado prolongado. Recreação & Lazer (6,0%), Vestuário (3,7%), Lojas de Brinquedos (2,7%) e Livrarias e Papelarias (2,0%) também registraram avanços, reforçando o apelo emocional e educacional da data.

As lojas de rua (alta de 7,3%) tiveram desempenho mais expressivo do que as lojas de shopping (1,5%), movimento que demonstra a força do comércio de vizinhança e a busca por praticidade e preços competitivos. Os setores “presenteáveis” cresceram 4,6%, enquanto os demais setores avançaram 7,1%, sinalizando que o efeito positivo da data se espalhou por diferentes segmentos.

“O Dia das Crianças reforçou sua importância no varejo nacional, registrando crescimento tanto no e-commerce quanto nas lojas de rua. O consumidor buscou experiências, qualidade e praticidade, impulsionando setores como turismo, lazer e brinquedos. O desempenho positivo sinaliza um último trimestre promissor para o varejo, antecipando tendências para Black Friday e Natal”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Negócios da Cielo.

Todas as regiões do país apresentaram crescimento, com destaque para o Sul (8,8%), impulsionado pelo bom desempenho do Rio Grande do Sul (10,8%). Já as demais regiões tiveram os seguintes resultados: Centro-Oeste (6,4%), Sudeste (4,9%), Nordeste (6,8%) e Norte (5,8%).

SINAL POSITIVO PARA O QUATRO TRIMESTRE

O resultado do ICVA para o Dia das Crianças indica que o varejo entra no último trimestre de 2025 em trajetória de recuperação gradual. Após um período de ajustes e desaceleração em alguns setores, o avanço registrado em outubro é um sinal de confiança e de retomada do consumo das famílias.

Além do efeito direto na economia, o comportamento do consumidor observado nesta data traz pistas importantes para as próximas campanhas promocionais. O crescimento expressivo do e-commerce e a preferência por compras em lojas de rua podem orientar estratégias de precificação, logística e comunicação para a Black Friday, que ocorre em novembro, e o Natal, principal data comercial do calendário.

SOBRE O ICVA

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

COMO É CALCULADO

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do mercado de credenciamento — como variação de market share, substituição de cheque e dinheiro no consumo, bem como o surgimento do Pix. Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Esse índice não é de forma alguma a prévia de resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

ENTENDA O ÍNDICE

ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparado ao mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.

ICVA Deflacionado – ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, é utilizado um deflator que é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, ajustado ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.

ICVA E-commerce - Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.

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