/>
Dia do Profissional de TI (19/10): Habilidades essenciais na era da IA

Dia do Profissional de TI (19/10): Habilidades essenciais na era da IA

CTO da Dígitro Tecnologia aponta que soft skills seguem como diferenciais da inovação. Competências que se aprimoram nas interações do dia a dia corporativo.
Dia do Profissional de TI (19/10): Habilidades essenciais na era da IA
Agenor Pacheco Junior, Diretor de Tecnologia da Dígitro, em palestra para colaboradores da empresa
Com a Inteligência Artificial (IA) e a automação de processos, o Dia do Profissional de Tecnologia da Informação (TI) coloca o papel humano no centro do debate. Agenor Pacheco Junior, Diretor de Tecnologia da Dígitro, referência nacional em soluções de Atendimento e Comunicação para empresas, setor público e inteligência e investigação para segurança e defesa, reforça que, embora o domínio técnico seja fundamental, três habilidades, das chamadas soft skills, permanecem decisivas para o sucesso: empatia, escuta ativa e colaboração.

Para Agenor, a IA potencializa a atuação humana. No entanto, a tecnologia, segundo ele, só cumpre seu propósito quando é guiada por sensibilidade, entendimento de contexto e foco nas pessoas. "A tecnologia é um meio, não o fim. O que diferencia um profissional hoje é a capacidade de unir técnica e sensibilidade, compreendendo contextos e traduzindo necessidades em soluções que geram valor", explica.

Liderança e desenvolvimento de talentos


Com 25 anos de Dígitro, onde hoje lidera uma equipe com mais de 100 profissionais, Agenor acompanhou as transformações do setor e acredita que, apesar da velocidade das mudanças, a essência do trabalho continua a mesma. "As habilidades humanas são o elo que transforma o domínio técnico em entregas de impacto. E é no convívio, nas trocas e nos ambientes colaborativos que essas competências se fortalecem", reforça.

O executivo também destaca a importância do contato direto para o desenvolvimento de novos talentos e a criação de vínculos, um desafio constante na área de TI. "A convivência é um fator importante na formação de equipes e no desenvolvimento. Fatores que tornam o ambiente de trabalho um espaço de crescimento e inovação." Essa visão se reflete nas práticas internas da empresa, como o Digitalk, encontro trimestral que reúne colaboradores para compartilhar resultados, metas e aprendizados, reforçando a transparência, o engajamento e o diálogo entre as equipes, além do Comitê de Inovação, que busca conectar ideias a resultados mensuráveis, por meio de uma plataforma que integra colaboradores de diferentes áreas.

Uma cultura que tem impulsionado avanços estratégicos nas soluções oferecidas pela empresa, nascidas do diálogo entre equipes de tecnologia, mercado e inovação. Ao incentivar o desenvolvimento das soft skills, a empresa tem ampliado sua capacidade de entrega, transformando conhecimento técnico em soluções que geram valor para clientes públicos e privados.

Sobre a Dígitro

Com mais de 4 décadas, a Dígitro Tecnologia, uma das pioneiras do mercado de inovação brasileiro, tem capital 100% nacional e mais de 325 colaboradores. Com sede em Florianópolis, filiais em São Paulo e Brasília e parceiros comerciais em todos os estados do país, a empresa atua na América Latina e África. A companhia tem foco no desenvolvimento de tecnologias confiáveis e seguras para desafios críticos em segurança, defesa e comunicação corporativa, oferecendo soluções SaaS e on-premise, aplicáveis ao Atendimento e Comunicação para Empresas, Atendimento e Comunicação para Setor Público e Inteligência e Investigação para Segurança e Defesa.

Certificada pelo Ministério da Defesa como Empresa Estratégica de Defesa (EED), a Dígitro Tecnologia é líder em segurança, com presença em 90% dos órgãos do setor. No mercado privado, acumula mais de 3 mil clientes. Ao todo são mais de 400 mil usuários ativos que utilizam diariamente as soluções Dígitro no Brasil e no exterior. 

Mais informações: www.digitro.com

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu