/>
493 novos policiais militares são formados no Rio de Janeiro

493 novos policiais militares são formados no Rio de Janeiro

Esta é a primeira turma de soldados selecionada no concurso público concluído no ano passado
493 novos policiais militares são formados no Rio de Janeiro
493 novos policiais militares são formados no Rio de Janeiro / Imagens: PMERJ
Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 27 de novembro, a solenidade de formação de 493 novos soldados da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Os novos agentes fazem parte do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Corporação, em Sulacap, Zona Oeste da capital, sendo a primeira turma formada no Curso de Formação de Praças, composta por candidatos aprovados no processo seletivo conclído no ano passado.
A formatura desses novos policiais militares marca a retomada do processo contínuo de recomposição do efetivo da nossa Polícia Militar. A partir de agora, passaremos a formar novas turmas de soldados selecionados no último concurso público para ampliar o número de policiais nas ruas do estado. Segurança pública é uma de nossas prioridades – diz o governador Cláudio Castro.

O governador se refere à nova estrutura montada no CFAP. A unidade de ensino da Corporação recuperou a capacidade de receber simultaneamente um contingente em torno de dois mil alunos, divididos em quatro turmas. Há outros 1.510 alunos oriundos do mesmo concurso em processo de formação no CFAP e que serão formados ao longo de 2026. Também durante o ano que vem, ingressarão mais dois mil candidatos aprovados no mesmo concurso.

Ao discursar para os novos policiais militares na solenidade, o secretário de Estado e comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, lembrou que a turma de formandos faz parte do grupo de candidatos aprovados no primeiro concurso da Corporação realizado depois de um período de dez anos, referindo-se ao processo seletivo de 2014.

Durante esse período,  os desafios dos policiais militares são mais complexos. As cobranças da sociedade por nossa prestação de serviço também tornaram-se mais exigentes. Dentro desse contexto, a grade curricular do curso sofreu ajustes, com carga horária ampliada e inclusão de novas disciplinas – disse o coronel Menezes.

Além do aumento de carga horária, que passou de 1.437 para 1.640 horas, a grade curricular ganhou duas novas disciplinas: “Atuação policial frente a grupos vulneráveis” e “Protocolo para ocorrências de violência contra mulher”.

O coronel Menezes também fez referência à qualidade dos instrutores do Curso de Formação de Praças, ao se dirigir aos formandos:

— Vocês tiveram a oportunidade de aprender com os melhores instrutores do país. Os nossos instrutores foram forjados a partir do talento e da dedicação pessoal de cada um, mas também pela convivência com a complexa rotina aqui no Rio de Janeiro. Nenhuma Polícia Militar do país — e seguramente do mundo
 — apreendeu mais de 700 fuzis em menos de um ano — acrescentou.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu