O Campeonato Brasileiro de Aeropress é realizado há uma década no País, desde 2015 e, neste ano, na celebração de dez anos, o Festival Santos Café recebeu — em julho — a edição comemorativa, que teve o competidor Caio Lucena, barista da Revo Manufactory, de Santos–SP, como campeão. Desde então, Caio vem se preparando para um momento importante da carreira: a disputa do Campeonato Mundial da categoria. A vitória dá direito a ele representar o Brasil na etapa internacional.
Caio Lucena embarca para a Coreia do Sul no dia 29 de novembro para levar o Brasil à competição, que acontece nos dias 05 e 06 de dezembro, na cidade de Seul. Lá ele receberá o café — até então desconhecido — e terá um tempo curto para testá-lo e, assim, enfrentar os competidores da sua rodada.
 |
| Caio Lucena durante competição em julho, em Santos |
A Aeropress é um método de preparo que foi criado por Alan Adler, um engenheiro norte-americano, famoso por ter inventado também o brinquedo “Anel Voador, Aerobie”.
O método foi lançado em 2005, nos Estados Unidos, e, depois de vários protótipos, rapidamente se tornou um método popular e versátil para preparar café. Adler buscava uma forma de extrair um café mais intenso e com textura de um coado, mas de forma mais eficiente e prática para levar para qualquer lugar. E, assim, desenvolveu a Aeropress, que utiliza pressão de ar para extrair o café, resultando numa bebida mais encorpada e saborosa.
 |
| Juízes provando os cafés durante competição nacional em Santos |
O formato do campeonato de Aeropress pelo mundo ocorre da seguinte forma: a cada rodada, três concorrentes têm cinco minutos para preparar, extrair e servir cafés usando o método Aeropress. Um grupo de juízes então prova os cafés às cegas — antes de apontar para a sua bebida favorita da rodada — isso tudo sem saber quem preparou cada café. Neste ano participam 70 países.
O campeonato é bem descontraído. A melhor receita vai passando de fase até chegar ao campeão. Neste ano, no nacional, o café utilizado foi da torrefação Rei do Café, da Fazenda Santa Mônica (Eldorado) — Ibiraci–MG — da região da Alta Mogiana. A variedade é um catuaí vermelho 99.
 |
| Mayonn Del Sant participou do Campeonato Campeão dos Campões e irá para Coreia do Sul como coach do Caio |
Caio não irá sozinho para esta missão. No mês de setembro, em comemoração aos 10 anos do Campeonato Brasileiro de Aeropress, foi realizado, no Espírito Santo, durante o Coffees, a competição Campeão dos Campeões — por Aeropress Brasil, na qual foi reunida todos os campeões de Aeropress da história do Brasil. O barista Mayonn del Sant, de Curitiba–PR foi o campeão. Como o prêmio, ele ganhou a ida também à Coreia do Sul e estará no suporte e treinamento de Caio Lucena. Integra o time Brasil também Mariana Proença, jornalista, especialista em café e realizadora do Campeonato Brasileiro de Aeropress.
 |
| Caio Lucena e Mariana Proença, organizadora da competição no Brasil |
O time Brasil está empenhado e animado com a oportunidade. “Sabemos do potencial do nosso país no setor do café e iremos com toda a estrutura para poder ficar entre os melhores do mundo nessa competição, que dá oportunidade de integração entre diversas culturas da bebida num grande mercado que é a Coreia do Sul para cafés especiais”, explica Mariana Proença.
As marcas que estão apoiando o Time Brasil na Coreia do Sul são Coopervass, Sabino Torrefação, Del Sant Coffee, Rei do Café, Coffees, Flavors e Café Logo Existo.
0 Comentários