/>
Cidades da região vão passar por simulado de desocupação neste sábado (29)

Cidades da região vão passar por simulado de desocupação neste sábado (29)

Atividade, que vai impactar cerca de 27 mil pessoas, marca o Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres
Três cidades da região vão passar por simulado de desocupação neste sábado (29)
Foto: arquivo
Três cidades da região Sul Fluminense vão participar de simulado de desocupação neste sábado, 29 de novembro. O evento faz parte das comemorações do Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, realizado por meio da Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).
 
O simulado de desocupação acontecerá em comunidades vulneráveis nos municípios de Angra dos Reis, Barra Mansa e Barra do Piraí, a partir das 9 horas. O treinamento vai envolver órgãos estaduais e municipais, agentes e voluntários e beneficiar aproximadamente 27 mil moradores. Além da região, mais 14 municípios também participarão da operação.

A preparação para as chuvas de Verão faz parte do calendário de ações do Plano de Contingências para Chuvas Intensas do Estado. O exercício deste sábado vai testar as sirenes do Sistema Remoto de Alerta e Alarme Sonoro instalado em todo o Estado do Rio de Janeiro e a mobilização dos moradores de áreas de risco. 

A atividade, realizada em parceria com as Defesas Civis municipais, órgãos governamentais e não-governamentais e a sociedade civil, acontecerá nos seguintes municípios: Angra dos Reis, Areal, Barra do Piraí, Barra Mansa, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Duque de Caxias, Magé, Mangaratiba, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Teresópolis. 

Os alertas são fundamentais para evitar desastres causados por chuvas intensas. Em comunidades vulneráveis, as Estações de Alerta e Alarme (sirenes) desempenham papel crucial na segurança da população, antecipando as situações de risco e garantindo um tempo precioso para a evacuação rápida e eficiente das áreas afetadas — disse o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros RJ, coronel Tarciso Salles.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu