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Vínculo com professor é importante para que o estudante desenvolva um propósito de vida, diz estudo

Vínculo com professor é importante para que o estudante desenvolva um propósito de vida, diz estudo

Avaliação elaborada pelo Laboratório de Inovação de Políticas Públicas Educacionais, do Instituto Ânima, em parceria com o LEPES, da USP, foi elaborado a partir de 500 mil respostas de professores e alunos

O propósito de vida é medido pela capacidade de os estudantes estabelecerem objetivos e trabalhar em direção a eles

Estudantes que possuem vínculos com professores e familiares apresentam, em média, maiores indicadores de propósito de vida

Uma pesquisa inédita apontou que o vínculo entre professor e aluno exerce forte influência no desenvolvimento do propósito de vida do estudante, além de favorecer o engajamento do adolescente em sala de aula. O relatório foi conduzido pelo Instituto Ânima em parceria com o LEPES (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social) da Universidade de São Paulo (USP).

 

O estudo também mostra que fatores internos e externos alteram significativamente os níveis de propósito de vida do estudante, que representa a capacidade destes de estabelecerem objetivos e trabalharem em direção a eles. Os jovens que podem contar com seus responsáveis para falar sobre suas emoções apresentaram índices de propósito de vida 20% maiores do que aqueles que não contam com esse fator dentro de casa (de 5,6 para 6,6 em uma escala de zero a dez, conforme gráfico abaixo).


O mesmo ocorre com educandos que afirmam poder falar com os professores sobre seus sentimentos. Esses possuem, em média, índices de propósito de vida 16% maiores do que os que afirmam não poder falar com os professores (de 5,8 para 6,7). 



“Entre os principais fatores identificados pela pesquisa estão a construção de vínculos positivos com adultos de referência, como familiares e professores, e o fortalecimento das competências socioemocionais, que ajudam crianças e adolescentes a lidar melhor com situações adversas dentro e fora da escola”, analisa a presidente do Instituto Ânima, Daniele Paz.


Outro cenário que chama a atenção é que uma boa relação com o professor é capaz de influenciar significativamente o desenvolvimento do propósito de vida, mesmo quando a saúde mental dos estudantes está prejudicada. Segundo o relatório, para estudantes com mesmos níveis de saúde mental, aqueles que declaram ter vínculo com o docente possuem propósito de vida até 30% maior em comparação àqueles que consideram não possuir vínculo (de 5,3 para 6,9).



“O dado demonstra que um forte vínculo com o professor resulta em uma diferença significativa no senso de propósito do estudante. Mesmo que ele esteja passando por dificuldades emocionais, uma boa relação com seu professor pode atuar como fator protetivo e contribuir com o seu engajamento no futuro”, explica Daniele.


O ambiente também pode ser um fator de risco, pois estudantes que relataram sentir-se sozinhos, ou que vivenciaram alguma forma de exclusão social durante seus anos escolares, tendem a ter menores indicadores de propósito de vida, comparado com aqueles que não se sentem solitários (de 6,1 para 5,5).

 


Propósito de vida

 

A pesquisa identificou quais fatores contribuem para que os estudantes desenvolvam seu propósito de vida e como cada um deles influencia nesse processo. Entre eles, a qualidade da relação com o docente aparece como o segundo fator mais relevante, respondendo por 14,7%. Ele fica atrás apenas das competências socioemocionais, com 54,9%, que envolvem a convivência respeitosa, a tomada de decisões conscientes e o gerenciamento das próprias emoções. Outros fatores incluem a saúde mental (14,5%), o apoio da família (11%) e as características individuais (4,7%).


Professores

 

A pesquisa também avaliou os educadores de maneira semelhante, mas focando em sua atuação docente e seu propósito no trabalho. Segundo o relatório, esse elemento é influenciado, em especial, pela saúde mental e a autoeficácia, que é a crença que o professor tem em sua própria capacidade de organizar e executar as ações necessárias para alcançar os resultados desejados com os alunos.


Além disso, professores que sentem que podem contar com seus colegas apresentam indicadores mais altos de propósito no trabalho e de saúde mental: 8,1 e 7,5, respectivamente, em comparação a 7,7 e 6,8 entre aqueles que não têm uma boa relação dentro da unidade.


Riscos à saúde mental

 

O relatório buscou compreender, ao nível individual, um pouco mais sobre o contexto de vida dos estudantes que participaram do levantamento. A partir dessa análise, foram identificados alguns fatores de risco à saúde mental vivenciados dentro e fora da escola, que podem influenciar o desenvolvimento do propósito de vida dos alunos. Confira alguns destaques:

  • 26% já sofreram bullying;
  • 29% acreditam que sua saúde mental é afetada pelos estudos;
  • 24% se sentem pressionados a atender um padrão de beleza;
  • 21% se dizem angustiados com a situação financeira do lar;
  • 16% se sentiram sozinhos no último ano;
  • 13% se sentem compelidos a seguir algum comportamento visto nas redes sociais.

Sobre o programa

 

A parceria entre o Instituto Ânima com a Z Zurich Foundation, por meio do Programa Papo de Cabeça, foi renovada até 2027. A iniciativa, firmada em 2022, já alcançou a marca de mais de 3,3 milhões de pessoas alcançadas. 


Com a nova fase, o projeto deverá alcançar novas redes estaduais e municipais. Também estão previstos a ampliação de conteúdos na plataforma Papo de Cabeça - eixo público do projeto, em que, mediante cadastro, qualquer pessoa pode ter acesso a trilhas formativas, podcasts, e-books e vídeos aplicados ao contexto escolar. Os conteúdos são dedicados aos jovens, público em geral e com um canal exclusivo para educadores, com propostas formativas diferenciadas para o desenvolvimento de competências socioemocionais.


“Acreditamos que a educação é a maior alavanca de empoderamento econômico na sociedade. E as competências socioemocionais incentivadas no projeto são essenciais para a formação integral do indivíduo. Por isso, essa parceria contribui diretamente para que jovens em escolas públicas tenham mais oportunidades de prosperar no futuro”, afirma Edson Franco, CEO da Zurich Seguros. “É esse impacto que nos motivou a renovar a parceria entre a Z Zurich Foundation e o Instituto Ânima e ampliar ainda mais nossa atuação nos próximos três anos”.


Sobre o Papo Cabeça

 

O projeto promove o desenvolvimento de competências socioemocionais, apoiando o desenvolvimento de projeto de vida, com potencial para impulsionar a qualidade das relações dentro das escolas e o fortalecimento da comunidade escolar. 


A iniciativa promove parceria com secretarias estaduais de educação, oferecendo gratuitamente aos profissionais cursos de pós-graduação e de extensão sobre educação socioemocional. Também são realizadas campanhas, parcerias com o poder público e mobilização social, buscando melhorar a qualidade da aprendizagem, do clima escolar, e das habilidades exigidas para o mercado de trabalho dos estudantes. 


Jogos que Cuidam

 

Um dos desdobramentos da pesquisa é o jogo “Conexões que Cuidam”. O material, organizado em formato de livro, é gratuito e será oferecido às famílias dos estudantes das redes estaduais de educação e ao público em geral. O documento reúne sugestões de brincadeiras, dinâmicas e recursos digitais para estimular autoconhecimento e autorregulação emocional de crianças – com foco principal no público dos anos finais do Ensino Fundamental – e adolescentes.


Sobre o Instituto Ânima

 

O Instituto Ânima é uma organização da sociedade civil, constituída sob a forma de associação de direito privado, de caráter beneficente e sociocultural, sem fins lucrativos, sem cunho político ou partidário, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, com natureza de “ICT Privada” – Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação. Fundado em 2005, o Instituto Ânima carrega a história de milhares de docentes e estudantes que sonham seus projetos de vida e tecem suas trajetórias nos ambientes do maior ecossistema educacional do país.


Em parceria com Secretarias Estaduais de Educação, tem atuado na implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) por meio da formação continuada de professores, com programas que já alcançaram mais de 15 mil docentes. As iniciativas são orientadas por evidências, construídas a partir de avaliações sistemáticas que envolvem centenas de milhares de participantes, fortalecendo a relação entre pesquisa e prática educacional.

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