/>
Volta Redonda registra em 10 meses de 2025 mais acidentes de moto do que em 2024

Volta Redonda registra em 10 meses de 2025 mais acidentes de moto do que em 2024

Levantamento do HSJB aponta aumento no número de motociclistas atendidos na unidade. Governo municipal tem atuado no combate a veículos irregulares, ações de conscientização, capacitação e formações de novos condutores 
Volta Redonda registra em 10 meses de 2025 mais acidentes de motos que todo o ano passado
O Hospital São João Batista (HSJB), da rede pública municipal, aponta que o número de pessoas atendidas na unidade neste ano (janeiro a outubro), que foram vítimas de acidentes com motocicletas, já ultrapassou a quantidade registrada em todo o ano passado: foram 1.012 atendimentos em 10 meses de 2025 contra 1.007 ao longo de 2024. 

No comparativo mês a mês entre os anos, o levantamento mostra que julho foi o período com o maior percentual de aumento: 96,2% — 53 vítimas atendidas em 2024 e 104 em 2025. Os dados mais recentes, referentes a outubro, mostram um aumento de 41% (99 acidentes no ano passado; 140 este ano). Inclusive, outubro de 2025 foi um dos três meses da pesquisa em que o número de vítimas atendidas ultrapassou 100: 104 em julho; 168 em setembro; e 140 em outubro. 

“É o quinto aumento seguido no número de pacientes vítimas de acidentes com motos este ano. E, além da principal consequência, que é o prejuízo à saúde dessas pessoas, esses acidentes provocam uma maior mobilização no hospital. Além da equipe de enfermagem, esse paciente passará por exame de tomografia, raio-X; em alguns casos mais graves necessita de atendimento em sala de emergência, inclusive gerando um excesso de cirurgias. Também acontece de muitos permanecerem na unidade, causando superlotação”, detalha o diretor-geral do HSJB, o vice-prefeito Sebastião Faria. 

Segurança 

As ações no trânsito envolvem programas e projetos por parte da Secretaria Municipal e Ordem Pública (Semop), que atua na repressão a veículos irregulares, além de prevenção e conscientização no trânsito, incluindo abordagens educativas, capacitação para motociclistas habilitados e formação de futuros condutores. 

“Atuamos com uso de tecnologia, com mais de duas mil câmeras do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública); fiscalização constante, com patrulhamentos e ações educativas; e a participação da sociedade, por meio de denúncias de irregularidades. Nosso foco é reduzir os acidentes e preservar vidas”, afirmou o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique. 

A Semop também oferta, a motociclistas habilitados, uma capacitação gratuita por meio do curso “Pilotagem Segura e Cidadã”, que ensina técnicas preventivas e de direção defensiva. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (24) 99288-5500. 

Aos jovens que se tornarão futuros condutores no trânsito, a administração municipal, por meio da Ordem Pública, conta com os projetos “Guarda Mirim” e “Piloto Cidadão”, que oferecem noções de segurança no trânsito, este último voltado à adolescentes de 14 a 17 anos, com o atrativo do kart. 

Outro destaque é o programa “Minicidade do Trânsito”, que proporciona experiências práticas a crianças e jovens sobre comportamento seguro nas vias, utilizando um espaço que reproduz um ambiente urbano com ruas, cruzamentos, semáforos e sinalização.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu