/>
Chuva torrencial castiga a cidade de Petrópolis

Chuva torrencial castiga a cidade de Petrópolis

Chuva torrencial castiga a cidade de Petrópolis
Imagens: redes sociais
As fortes chuvas desde a madrugada desta quarta-feira, 17 de dezembro, provocaram transtornos à população da cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Prejuízos materiais com alagamentos nas ruas do Centro do município, onde carros foram arrastados. O temporal ainda obrigou a prefeitura a suspender as aulas nas escolas da cidade e a deslocar moradores das áreas de risco.

No início da manhã, a Defesa Civil municipal emitiu um alerta extremo para riscos de deslizamento em diversas áreas da cidade. Foram registrados mais de 60 mm de chuva em somente uma hora e 150 mm nas últimas 24 horas. Muitas comunidades escolares estão ilhadas e com profissionais e alunos presos sem poder sair.


Em comunicado postado nas redes sociais, o SEPE Petrópolis questionou a prefeitura por ter aberto as escolas na manhã de hoje, mesmo com os alertas meteorológicos sobre os riscos de temporal na cidade e com as fortes chuvas que caem desde o início da madrugada. A prefeitura, mesmo avisada pelos especialistas, não decretou ponto facultativo para esta quarta-feira e só mandou fechar as unidades escolares no início desta manhã, o que resultou em pessoas presas no interior das escolas municipais.

O Sepe recomenda que os profissionais e demais membros das comunidades escolares que já se encontram ilhados, a não se arriscarem e permanecerem nos locais até que as condições de tempo melhorem e a Defesa Civil libere o trânsito nas ruas. O Sepe também alerta para que os profissionais que trabalhem em escolas que funcionam como pontos de apoio em ocasiões de enchentes na cidade para que não arrisquem a vida para se deslocarem para estas unidades, sem o apoio dos órgãos competentes como a Defesa Civil.

O Sepe se coloca ao lado da população de Petrópolis em mais um momento de dor e pesar por causa das chuvas. Todos os anos, o risco de ocorrência deste tipo de desastre natural, potencializado pelas mudanças climáticas, traz a destruição e mortes nos municípios da Região Serrana e as autoridades não parecem capazes de oferecer medidas que minimizem os prejuízos e as perdas humanas.

Defesa Civil

A Defesa Civil de Petrópolis informa que, às 09h50 desta quarta-feira (17/12), foram abertos os pontos de apoio do primeiro distrito.

A Defesa Civil orienta os moradores das áreas de risco a se deslocarem para o ponto de apoio mais próximo e reforça a importância de acompanhar as atualizações.

Para receber alertas, cadastre o seu CEP enviando uma mensagem de texto para o número 40199. Também acompanhe as informações atualizadas pelas redes sociais da Defesa Civil e da Prefeitura de Petrópolis.

O Boletim meteorológico atualizará a previsão do tempo para a cidade, podendo ser acessado pelo link: www.petropolis.rj.gov.br/boletim.

*Confira a listagem dos pontos de apoio abertos:*

- E.M. ALTO INDEPENDÊNCIA
- E.M. RUBENS DE CASTRO
- E. M. PAPA JOÃO PAULO
- E. M. CLEMENTE FERNANDES 
- E. M. GERMANO VALENTE
- CEI CHIQUINHA ROLLA
- E.M. STEFAN ZWEIG
- E.M. ODETTE FONSECA
- E.M. GOVERNADOR MARCELLO ALENCAR
- ESCOLA PAROQUIAL BOM JESUS
- ESCOLA DAS COMUNIDADES SANTO ANTÔNIO
- E. M. ROSALINA NICOLAY
- ESCOLA MUNICIPALIZADA HERCILIA HENRIQUES MORET

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu