Lago do Palmares e Limpa Rio Margens ampliam lazer, preservação e qualidade de vida no município
Foi entregue no último dia 15 de dezembro, pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), as obras de revitalização do Lago do Palmares e do programa Limpa Rio Margens no município de Paty do Alferes. As intervenções reforçam a recuperação ambiental, ampliam os espaços de lazer e contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população, dentro das ações do Governo do Estado voltadas à despoluição de corpos hídricos e à requalificação urbana.
Na Avenida Osório Duque Estrada, o Inea entregou a Praça José Carlos de Azevedo Rodrigues, iniciativa que integra o programa Limpa Rio Margens. O espaço conta com quadra de areia, alambrado, área de convivência com piso intertravado, mesas de jogos, bancos de concreto, academia da terceira idade, parquinho infantil e área gramada. A praça homenageia o morador ilustre do município, falecido em setembro deste ano, Guilherme Rosa.
Além de promover lazer e convivência, o Limpa Rio Margens contribui para a recuperação de áreas degradadas, incentiva a prática esportiva, cria espaços seguros para crianças e fortalece o sentimento de pertencimento da população, além de colaborar para a valorização urbana dos bairros atendidos. No Estado do Rio de Janeiro, o Limpa Rio Margens já contemplou mais de 70 municípios, com investimentos superiores a R$ 80 milhões.
— O programa Limpa Rio tem transformado as cidades. Mas tão importante quanto limpar é ocupar. Por isso, precisamos avançar na criação de áreas revitalizadas com o Limpa Rio Margens. Quando abrimos espaço para o lazer e o cuidado com o meio ambiente, damos novos usos ao território e reforçamos o sentimento de pertencimento — destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Em Paty do Alferes, as ações do Inea já resultaram na limpeza de mais de 35 quilômetros de rios, córregos, canais e lagos desde 2021, com a retirada de quase 50 mil metros cúbicos de resíduos. O município já conta com oito frentes de trabalho iniciadas pelo programa.
Outro destaque da inauguração foi a entrega das obras no Lago do Palmares, um dos principais pontos turísticos naturais da região do Vale do Café. As ações de limpeza e desassoreamento começaram há cerca de oito meses e foram concluídas em setembro deste ano, com a retirada de aproximadamente 9 mil metros cúbicos de resíduos, beneficiando cerca de 27 mil moradores.
A recuperação do Lago do Palmares representa um avanço importante para consolidar o local como referência de turismo rural e ecológico, com potencial para atrair investimentos e impulsionar a economia local. O lago integra a rota de turismo rural da região, reconhecida por sua paisagem, atividades agrícolas e pela proximidade com um jequitibá centenário.



0 Comentários