/>
Filhotes de suiriri são resgatados em Paraty

Filhotes de suiriri são resgatados em Paraty

As aves foram encontradas no centro da cidade
Filhotes de suiriri são resgatados em Paraty
Suiriris resgatados em Paraty / Foto: Inea

Dois filhotes de suiriri (Tyrannus melancholicus) foram resgatados na última quinta-feira, 8 de janeiro, na Reserva Ecológica da Juatinga (REEJ), em Paraty, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro. O atendimento ocorreu após o chamado de um morador que avistou as aves no quintal de sua residência, no centro da cidade.

A equipe de guarda-parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), realizou o resgate e constatou que os animais estavam saudáveis, mas optaram por encaminhar os animais ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) da região de Angra dos Reis/Paraty, onde passaram por cuidados veterinários.

O Suiriri (Tyrannus melancholicus), também conhecido como suiriri, siriri e severino, adapta-se até aos maiores conglomerados urbanos, desde que haja alguma arborização. Pode ser visto no meio de São Paulo ou Rio de Janeiro, por exemplo. A população do sul do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai (parte) é completa ou parcialmente migratória. Seu nome popular vem do tupi “suiriri”, que por sua vez pode ser de origem onomatopeica, assemelhando-se a sua vocalização “si-ri-ri”.

Sobre a Reserva

A Reserva Ecológica Estadual da Juatinga (REEJ) é uma unidade de conservação localizada no extremo sul do estado do Rio de Janeiro, no município de Paraty, na Costa Verde sul-fluminense. Com uma área de 9.797 hectares, abriga remanescentes de Mata Atlântica, restingas, manguezais e costões rochosos.

Criada em 1992, a Reserva tem como objetivo proteger a biodiversidade, a paisagem natural e a cultura tradicional caiçara. Na unidade vivem cerca de 1.500 pessoas, distribuídas em 15 comunidades e núcleos de ocupação ao longo da costa.

Toda a área da Reserva está inserida na Área de Proteção Ambiental do Cairuçu, unidade de conservação federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu