Competição promovida pela Abrasel valoriza modelo de comida a quilo e tem as inscrições abertas até 26 de junho; primeira etapa acontece em julho, com participação de restaurantes de todo o país
A comida a quilo, presente no dia a dia de milhões de brasileiros, nasceu em Belo Horizonte na década de 1980 e se transformou em um dos modelos mais democráticos e representativos da alimentação fora do lar no país. Com uma proposta simples e inovadora, permitiu ao cliente escolher o que comer, pagar apenas pelo que consome e montar o prato de acordo com seu gosto, algo que rapidamente conquistou o Brasil.
Esse formato, genuinamente brasileiro e com raízes mineiras, é o protagonista de uma das principais iniciativas do setor: o concurso O Quilo é Nosso, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Em 2026, a competição chega à sua 10ª edição, consolidada como vitrine nacional para restaurantes a quilo e símbolo da valorização da gastronomia cotidiana do país.
As inscrições já estão abertas e seguem até 26 de junho, pelo site oficial do concurso. Voltada a empreendedores de todo o Brasil, a disputa premia o melhor restaurante a quilo do país, além dos destaques locais e estaduais.
Valorização de um modelo único
Criado em 2017 pela Abrasel, o concurso nasceu com o objetivo de fortalecer um formato que une praticidade, variedade e identidade cultural. Ao longo dos anos, a competição tem estimulado a inovação nos cardápios, aproximado os clientes dos estabelecimentos e impulsionado a visibilidade dos negócios participantes.
“Este ano, o concurso O Quilo é Nosso chega em um momento de celebração. Além de ser a décima edição do evento, estamos em meio às comemorações de 40 anos da Abrasel. Será uma edição especial, repleta de oportunidades para confraternização e que pode ser ainda mais positiva para os restaurantes participantes atraírem e fidelizarem clientes”, destaca José Eduardo Camargo, líder de Conteúdo da Abrasel.
Como funciona a edição 2026
A competição é dividida em três etapas. A primeira acontece entre 14 e 24 de julho, quando os restaurantes participantes criam um prato especial que passa a integrar o cardápio e é avaliado pelo público e por um júri técnico.
Na segunda fase, entre 3 e 9 de agosto, os vencedores regionais são avaliados por um júri técnico local, que define o melhor de cada estado.
Já a grande final ocorre nos dias 14 e 15 de setembro, em São Paulo, durante o Salão Abrasel. Nessa etapa, os finalistas preparam seus pratos ao vivo e são avaliados por especialistas convidados, em uma disputa que será transmitida pelas redes sociais do concurso.
Sustentabilidade e inovação
Pelo segundo ano consecutivo, o concurso inclui pontuação extra para restaurantes que utilizarem ingredientes com aproveitamento integral dos alimentos, incentivando práticas mais sustentáveis e criativas na cozinha.


0 Comentários