Rádio Acesa FM VR: Doenças de inverno afetam mais os idosos

terça-feira, 9 de julho de 2013

Doenças de inverno afetam mais os idosos

UPA de Barra Mansa registra aumento de atendimentos de idosos com a chegada do frio
Cresceu: UPA de Barra Mansa registra aumento de atendimentos de idosos com a chegada do frio
Barra Mansa

Inverno e baixas temperaturas para muitos são sinônimos de problemas respiratórios, o que significa cuidados especiais com a saúde e com a higiene. Mesmo sem um levantamento preciso, a enfermeira responsável pelo setor de controle de risco da UPA de Barra Mansa, Michelle Fagundes Costa Carvalho, afirmou que é possível confirmar um aumento significativo de atendimentos a pacientes afetados pelas chamadas doenças de inverno, principalmente entre os idosos.

Segundo ela, nessa estação do ano há fatores que estimulam a ocorrência destas doenças como baixa umidade e resfriamento do ar, assim como aumenta o contato com ácaros de roupas guardadas. Também o ambiente fechado e a ventilação reduzida facilitam a propagação de infecções e alergias.

De acordo com a enfermeira, o número de atendimentos a idosos por doenças respiratórias aumentou consideravelmente nestes primeiros dias de inverno. Ela conta que a maioria dos casos é por resfriados, gripes, rinites e sinusites, que são comuns desta época do ano.

- Não tenho como dar um número exato, pois os plantões são intercalados, mas posso afirmar que o número de atendimentos de idosos aumentou consideravelmente com o inverno, principalmente em função de doenças relacionadas ao aparelho respiratório, como gripes, rinites e resfriados - contou.

O aposentado Vanilson da Rocha, de 76 anos, conta que quando o frio chega o medo aumenta, pois a idade avançada requer maiores cuidados com a saúde. Ele fala que se preocupa em sempre manter um lenço, não ficar em locais lotados e se sentir qualquer coisa anormal já procura um médico, pois em certos casos uma gripe pode ser fatal.

- Eu já estou velho, não tenho a saúde que tinha há alguns anos e por isso sempre me preocupo em manter as coisas em ordem, seja me mantendo longe de aglomerações ou me agasalhando melhor no frio, na minha idade qualquer coisa já é muito mais sério - explicou.

Outro que toma cuidado para se manter com saúde é o aposentando Luiz Pinto, de 79 anos. Ele conta que um dos principais problemas no inverno é o frio, pois as pessoas com idade mais avançadas sentem mais o clima.  Ele também fala que é necessário continuar praticando atividades físicas e usar medicações por prevenção.

- O que mais me faz sofrer no inverno é o frio, sempre ando de meia e usando blusa. Outra coisa que atrapalha muito no frio é a coriza, sempre que o tempo esfria eu tenho que usar um "sorinho" pra ajudar na respiração - contou.

Quem não conseguiu se livrar da gripe foi a Dona Rosangela Santos que precisou ir a UPA para se consultar. Ela conta que acordou muito mal e não conseguiu nem se levantar da cama, pois estava com fortes dores de cabeça e musculares. Sobre a saúde, Rosangela afirma que se cuida, mas mesmo assim não conseguiu passar ilesa pelo tempo frio.

- Eu me cuido bastante, tomo bastante líquido, não pego friagem, ando sempre agasalhada, mas não adiantou muito. Hoje eu acordei muito mal, nem consegui levantar da cama direito, o pior é que estou com muita dor de cabeça - contou a dona de casa.

Cuidados e prevenção
Segundo Michelle Fagundes alguns cuidados podem ser essenciais para o não desenvolvimento de doenças relacionadas ao frio como cuidados básicos com higiene e algumas preocupações com o ambiente. Ela explica que muitas vezes pode se evitar a doença apenas evitando locais com grande aglomeração de pessoas e seguindo hábitos como manter a rotina de exercícios, lavar as mãos após usar ônibus ou locais onde circula muitas pessoas, tomar bastante líquidos. Ela também da uma dica que pode ser seguida não só pelos idosos, o habito de sempre lavar o nariz quando chegar em casa.

- Uma boa dica é sempre lavar o nariz com soro fisiológico ao chegar em casa, isso pode não evitar a doença, mas ajuda muito a se prevenir - finalizou.


Outras dicas são dormir em local arejado e umedecido (o uso de recipientes com água no quarto é uma alternativa), usar agasalho quando sair ao ar livre, evitar o acúmulo de poeira em casa, lavar e secar ao sol mantas, cobertores e blusas de lã guardadas por muito tempo. Mas em caso de dificuldade respiratória, febre alta, secreção nasal por mais de 10 dias ou tosse persistente é necessário procurar atendimento médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825