Spam |
Se na internet o spam já irrita, no celular ele pode ser
ainda mais chato. É um problema que, com a adesão aos aparelhos
disparando no Brasil, ficou ainda mais sério por aqui.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) determina
que todas as empresas de SMS do país respeitem o opt-in, obrigando-as a
esperar até que o cliente solicite o recebimento. Mas criminosos usam
servidores piratas para fazer envios e aplicar golpes, o que dificulta a
fiscalização.
Eles usam várias técnicas para atacar, induzindo as
pessoas a passarem informações pessoais ou números de cartões de recarga
pré-pagos.
Como explica a equipe da PSafe, é possível combater esse
problema de duas formas. A primeira é solicitando à operadora que
bloqueie o envio de ofertas por sms, basta enviar SAIR para 888 (Claro),
55555 (Oi), 4112 (Tim) ou 457 (Vivo).
Além disso, sempre que topar com uma mensagem indesejada, o
consumidor pode colocar o número na lista negra da Anatel encaminhando o
que foi recebido para 7726.
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