Rádio Acesa FM VR: Volta Redonda, 25 de Março de 2015 - O DIA HOJE - Dia do Cacau e Mercosul!

quinta-feira, 26 de março de 2015

Volta Redonda, 25 de Março de 2015 - O DIA HOJE - Dia do Cacau e Mercosul!

<<>>

Que a luz do dia ilumine o lado obscuro da vida!

(Adriano Martins - 2015)
==========================================================
Volta Redonda, 26 de Março de 2015. Estação: Outono. Dia bom!

Dia do Mercosul*
Dia do Cacau*

Quem gosta de chocolate certamente sabe que a sua produção vem do cacau. É uma fruta que possui origem na América do Sul, principalmente no Brasil. A árvore responsável para a produção desta fruta é o cacaueiro, que pode atingir até 6 metros de altura.
Para a fabricação do chocolate, é feita a moagem das amêndoas secas contidas no interior do cacau. Existem ainda outros produtos derivados desta fruta, como suco, geleia, sorvete e outros. O chocolate movimenta uma economia de cerca de 60 bilhões de dólares por ano em todo o mundo, porém, os produtores do cacau recebem apenas 3,3% de toda a renda gerada.

Antigamente, a civilização Maia considerava o cacau como sendo uma fruta apimentada, e por isso, devia ser consumida com calma e elegância. A Amazônia foi o primeiro lugar no Brasil responsável pelo cultivo da fruta, em seguida foram os estados do Pará e da Bahia.
A produção do país corresponde a cerca de 5% da mundial, e 95% do cacau do Brasil é produzido na Bahia.

O Dia do Cacau é comemorado em 26 de março no Brasil.

O Dia do Mercosul

Dia do Mercosul foi instituído por meio de uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul. Assim, no ano 2000 foi aprovada a inclusão, no Calendário Escolar dos Estados Partes, do dia 26 de março (data da assinatura do Tratado de Assunção) como Dia do Mercosul.

Ao decidirem instituir essa data comemorativa, os Estados Partes tinham em mente a necessidade de fortalecer a identidade regional e estabelecer uma consciência favorável ao processo de integração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825