Rádio Acesa FM VR: Número de países atingidos pelo radicalismo islâmico tem crescido, diz relatório sobre liberdade religiosa

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Número de países atingidos pelo radicalismo islâmico tem crescido, diz relatório sobre liberdade religiosa

O extremismo religioso islâmico nunca foi tão perigoso e letal, como nos dias de hoje. A afirmação é do Relatório sobre Liberdade Religiosa no Mundo, divulgado nesta quinta-feira (17), em Portugal, pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, a AIS.

De acordo com o documento, elaborado entre junho de 2014 e junho deste ano, por uma equipe de especialistas, acadêmicos, religiosos e jornalistas, a ameaça do extremismo islâmico é sentida em mais de 20% dos 196 países analisados pelo relatório. Em outras palavras, um em cada cinco países do mundo já sofreu com incidentes de terror causados pelo radicalismo religioso islâmico. O relatório indica que em algumas regiões do Oriente Médio, que incluem o Iraque e a Síria, a intolerância e o radicalismo está eliminando todas as formas de diversidade e liberdade religiosa. Isso acontece, de acordo com o documento, por conta de um sistema radical de lei e governo, em regimes teocratas; onde ocorrem tentativas sistemáticas de aniquilar todos os grupos que não se conformam à perspectiva do estado. Também é ressaltado o uso de redes sociais para recrutar seguidores e intimidar opositores através da exibição de violência extrema. 
 
O estudo indica que o extremismo islâmico ameaça à liberdade religiosa e revela-se como a principal causa de perseguição em muitos casos. De acordo com o relatório outra consequência do fundamentalismo religioso, pode ser observada no aumento do número de refugiados, atualmente estimados em mais de 65 milhões de pessoas, segundo a Organização das Nações Unidas, a ONU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825