Reprodução: Foto da internet |
A Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel) registrou em janeiro de 2017 um total de
18,69 milhões de assinantes de TV paga no Brasil, o que corresponde a
uma diminuição de 105,40 mil assinantes em comparação com dezembro de
2016, menos 0,56%. Dos grupos acompanhados pela Agência, a Oi e a Cabo
apresentaram crescimento de 1,06% e 0,24%, respectivamente. Todos os
outros grupos apresentaram redução.
Nos últimos doze meses, a
redução foi de 364,46 mil assinantes, menos 1,91%. Neste período, a Oi
apresentou crescimento de 12,03% com mais 141,55 mil assinantes. Todos
os outros grupos apresentaram redução, destaque para a Blue com queda de
30,66%, redução de 46.116 assinantes.
Em relação às tecnologias,
entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017, a fibra ótica apresentou
crescimento de 0,22% devido à adição de 485 usuários. No entanto, em 12
meses, esta tecnologia apresentou crescimento de 27,35% com a entrada de
47, 59 mil assinantes. Todos os outros serviços apresentaram queda, em
termos absolutos a maior redução foi registrada por usuários de
satélite, menos 353,67 mil assinantes (-3,2%).
Nos estados brasileiros,
no último mês o Ceará liderou a redução percentual nos números de
usuários de TV paga, menos 1,73%, seguido pelo Amazonas com redução de
1,62% e Amapá com menos 1,54%. Piauí apresentou crescimento de 0,19% e
Maranhão de 0,06%, entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017.
Nos últimos doze meses,
Pernambuco liderou a redução percentual nos assinantes no país, menos
8,02%, seguido de Rondônia com queda de 7,98% e Amapá com menos 7,58%.
Lideraram o crescimento da TV paga no Brasil os estados do Piauí com
7,47%, Sergipe com 4,26% e Maranhão com 4,08% de aumento no número de
assinantes.
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