/>
Alunos da escola Mário Villani no Açude tem dia de autógrafos na Biblioteca Municipal

Alunos da escola Mário Villani no Açude tem dia de autógrafos na Biblioteca Municipal

Alunos da unidade participaram do projeto ‘Pequenos Escritores, Grandes Sonhos’ que proporcionou a publicação de livros
Centro e trinta alunos da Escola Municipal Mário Villani, no Açude II, que atende a educação infantil, Jardim I e II, e o Fundamental I, do 1º ou 5º ano, participaram nesta sexta-feira de Dia de Autógrafos na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília. Os estudantes, com idades entre 4 e 12 anos, publicaram um livro por meio do projeto “Pequenos Escritores, Grandes Sonhos”, em parceria com a plataforma de projetos pedagógicos Estante Mágica.

De acordo com a diretora Adjunta da escola, Joyce Aline de Araújo, o projeto tem o objetivo de incentivar a leitura entre os alunos e reaproximar as crianças do livro de papel. “Com o crescimento das novas tecnologias, os estudantes tender a perder o interesse pela leitura. Acreditamos que, ao escrever a própria história e entender o processo de criação a curiosidade pelos livros seja aguçada”, afirmou.

Ela explicou que as crianças criaram texto e ilustrações com a ajuda dos professores. O material foi enviado à empresa Estante Mágica que disponibiliza o material editado com e-book. A solicitação da impressão pode ser feita em até um ano. “Como o objetivo era promover o Dia de Autógrafos e permitir que a criança tivesse contado com o produto final, a escola fez contato com os pais e com a empresa para negociar a compra de um exemplar para cada autor”, falou.

A professora do 2º ano do ensino fundamental, que atende crianças de 7 e 8 anos, Gisele de Paula, é uma entusiasta do projeto. “Eles criaram as próprias histórias. Nos anos iniciais, os alunos escreviam o texto e nós professores passávamos para o papel para evitar que a preocupação com a escrita bloqueasse a criatividade. O resultado foi excelente”, contou, lembrando que os alunos foram estimulados previamente com a contação de contos clássicos.

Nesta sexta-feira, acompanhados dos familiares, os alunos/autores receberam os exemplares de sua obra e deram autógrafos. Guilherme, de 5 anos, está no Jardim I, e escolheu roupa especial para autografar sua história. “É um dia muito feliz. Ficou do jeito que eu imaginei”, disse. Os pais, Diogo Lins Dantas e Dilliane Maria Souza Lins, aprovaram a iniciativa da escola. “Ele estava ansioso pelo Dia de Autógrafos. Além disso, notamos um interesse maior pelos livros de história após a experiência como ‘autor’”, contou Diogo.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Rita Andrade, atividades extracurriculares são iniciativas que aproximam os alunos da escola. “A escola deve ser atrativa para o estudante. E desenvolver projetos que modifiquem o dia a dia é sempre benéfico”, falou.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, afirma que apoia projetos como este que estimulam a criatividade e incentivam a leitura entre os estudantes. “É papel da escola desenvolver bons hábitos, principalmente, entre as crianças. O gosto pela leitura, quando adquirido, nunca se perde”, disse o prefeito.

A BIBLIOTECA – A coordenadora da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, que fica na Praça Rotary, na Vila Santa Cecília, Letícia Monteiro Machado, informa que o espaço está sempre aberto às escolas do município. O contato pode ser feito pelos telefones 3350-8587 ou 3350-8554. “A biblioteca oferece contação de história, teatro e cine infantil. Temos que buscar novos estímulos para atrair as crianças para cá”, acredita.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu