Votação é online e acontecerá até o próximo domingo (7)
Nessa etapa do processo eleitoral do projeto, os candidatos municipais representam as diferentes escolas onde já foram eleitos no 1º turno. Cada cidade terá um representante no PJ, com exceção de Niterói, Duque de Caxias e São João de Meriti, que elegerão dois representantes cada, porque tiveram o maior número de inscritos. Como a capital é dividida em três regiões, de acordo com critérios da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), a cidade do Rio terá um representante de cada uma delas, totalizando três parlamentares juvenis.
Eleição online
Este é o segundo ano em que a eleição do 2º turno ocorre totalmente online. A plataforma criada pela Alerj garante que cada estudante da rede estadual, portando o seu número de matrícula, só consiga votar uma vez e apenas em um dos representantes do seu município. O coordenador do projeto, o ex-deputado Wanderson Nogueira, acredita que esse modelo garante maior transparência e participação. “Antes, a eleição era no papelzinho, não tínhamos controle e as escolas com mais alunos se beneficiavam. Com a eleição online, premiamos a participação, a vontade de quem quer ser votado e daqueles que querem eleger seu representante. É mais transparente e seguro”, disse.
A campanha dos candidatos está liberada em todas as unidades escolares e pode ser feita pelas redes sociais até o fim do pleito. A promoção de debates entre os candidatos é estimulada tanto pela Secretaria de Educação como pela coordenação do Parlamento Juvenil da Alerj. O 2º turno acontecerá em 50 dos 92 municípios, já que os outros 42 tiveram seus representantes eleitos já no 1º turno.
0 Comentários