Rádio Acesa FM VR: Chuva deixa pelo menos dez pontos de alagamentos em Volta Redonda (RJ)

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Chuva deixa pelo menos dez pontos de alagamentos em Volta Redonda (RJ)

Vila Americana
A Defesa Civil de Volta Redonda informou que os transtornos causados pela forte chuva desta segunda-feira (23) já foram. Apesar dos cerca de dez pontos de alagamentos registrados tiveram a água escoada, ainda antes do final da noite, os cerca de cinco deslizamentos de terra registrados foram recolhidos, as duas árvores que caíram também foram recolhidas. Uma residência foi interditada e os moradores estão na casa de familiares. Não há desabrigados.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, o estado foi de alerta em razão da chuva acumulada em 131 milímetros em 96 horas. "O encharcamento do solo é um dos fatores da causa dos deslizamentos de terra. Moradores de áreas de risco devem ficar atentos a orientação da Defesa Civil, que são enviados via SMS. Em qualquer situação de emergência ligue 199."


A Prefeitura informa que o volume que caiu nas últimas 96 horas é considerado muito alto e que deixa ainda deixa a cidade em estado de alerta. A Defesa Civil está monitorando todos os bairros e o índice pluviométrico, e até o momento há registros de ocorrências pontuais. Apenas alguns pontos de pequenos alagamentos foram registrados e não provocou danos graves.

É pequeno os deslizamentos registrados. Não há, até agora, desalojados ou desabrigados. Os bairros atingidos são: Retiro, Açude, Vila Mury, Santo Agostinho, Aterrado, Vila Americana, Vila Santa Cecília e 249.

A Defesa Civil emitiu alerta via SMS para toda a população, visto que há previsão de chuvas ainda para as próximas 24 horas, porém com menor volume e intensidade das que foram registradas neste domingo e segunda. A população que reside em áreas de risco, deve estar atenta aos riscos de alagamentos ou deslizamentos. Em caso de risco iminente, a Defesa Civil recomenda a saída imediata de casa e que se procure um local seguro, podendo ser casa de amigos ou parentes, ou um dos pontos de apoio espalhados por diversos bairros da cidade.



A Defesa Civil de Volta Redonda informa que duas residências foram interditadas e os moradores estão na casa de familiares. Não há desabrigados. Em uma das residências, houve um deslizamento, atingindo a cozinha e a equipe da Defesa Civil interditou preventivamente o local devido aos riscos de novos deslizamentos e à previsão de mais chuvas nesta terça-feira, dia 24. Já na outra residência o problema foi de infiltração, provavelmente causado por esgoto, não tendo qualquer relação com as chuvas de ontem.

Mantemos o estado de alerta em razão da chuva acumulada em 131 milímetros em 96 horas. O encharcamento do solo é um dos fatores da causa dos deslizamentos de terra. As equipes estão monitorando as áreas de risco. 

Na eminência de um deslizamento ou alagamento, os moradores devem se deslocar para um local seguro, levando roupas, remédios de uso contínuo, alguns alimentos e documentos. Moradores destas áreas devem ficar atentos à orientação da Defesa Civil, que são enviados via SMS. Em qualquer situação de emergência, ligue 199.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825