Rádio Acesa FM VR: Intenção de consumo das famílias apresentou queda em julho

domingo, 9 de agosto de 2020

Intenção de consumo das famílias apresentou queda em julho

www.radioacesafm.blogspot.com
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF – RJ) registrou, em julho, queda de 3,2 pontos em relação a junho e alcançou 75,8 pontos. Apesar do resultado negativo, a retração é a menor desde abril. O número também é menor que a confiança registrada em julho de 2019, igual a 79,3.

Todos os sete itens que compõem o índice apresentaram queda em julho. À exceção do item emprego atual, todos também apresentaram queda menor em julho do que em junho. O item emprego atual deverá continuar apresentando resultados negativos em função da grave crise deixada no mercado de trabalho pela necessidade de isolamento social.

Um contingente importante de trabalhadores saiu do mercado de trabalho, talvez porque até agora puderam contar com a ajuda do auxílio emergencial. Espera-se que o auxílio de valor igual a R$ 600 termine em agosto. Se isto acontecer, então haverá um regresso das pessoas que recebem o auxílio para o mercado de trabalho, o que tornará negativas as variações do item “emprego atual”.

A fase mais aguda da crise já passou, percepção que é confirmada pelos dados mais recentes de atividade. Essa percepção pode contaminar positivamente as perspectivas que as famílias fazem a respeito do futuro, em particular o item perspectiva para consumo.

Dessa forma, o Instituto ressalta que o movimento recente ainda não é de recuperação, mas de redução do ritmo de queda. A velocidade da recuperação dependerá sobretudo da manutenção da evolução dos indicadores relacionados à pandemia, tendo em vista que o consumo é em grande parte influenciado pela redução da incerteza da economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825