Rádio Acesa FM VR: Sindicato dos profissionais de educação é contra a reabertura das escolas da rede estadual nesta segunda-feira (19)

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Sindicato dos profissionais de educação é contra a reabertura das escolas da rede estadual nesta segunda-feira (19)

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Reabertura das escolas no Rio de Janeiro
O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação RJ (Sepe/RJ) afirma ser precipitada a abertura das escolas públicas da rede estadual como está prevista para esta segunda-feira (dia 19/10). Mesmo o argumento de que é preciso abrir as escolas para receber os estudantes que estão concluindo o 3° ano e prestarão a prova do ENEM não é suficiente.

Em assembleia virtual realizada dia 10 de outubro, os profissionais da rede estadual decidiram manter a Greve Pela Vida. Com isto, os professores e funcionários das escolas estaduais mantiveram a posição contrária à volta do trabalho presencial nas unidades escolares como forma de resguardar a saúde da categoria, dos alunos e da população em geral em um momento em que a média diária de casos do coronavírus se mantém elevada. No entanto, está mantido o trabalho remoto. 

"A nosso ver, todo estudante tem direito a uma educação de qualidade. É um direito constitucional, que o Sepe vem, há anos, lutando para garantir efetividade. Da mesma forma, o direito à saúde é outro princípio constitucional, que deve ser garantido", afirmou a nota.

Para o sindicato, ao longo dos próximos anos, é possível, com planejamento e ampliação dos recursos para a educação, diminuir o prejuízo pedagógico gerado pela pandemia. Mas a vida de um estudante ou muitos, professores, funcionários ou mesmo responsáveis e seus parentes não se pode recuperar. 

O Sepe tem uma posição de defesa da vida e de acompanhamento irrestrito das orientações da comunidade científica. É por isso que a categoria declarou a Greve pela Vida e vai buscar todos os meios políticos e jurídicos para impedir esse retorno. 

Em audiência, o sindicato propôs à SEEDUC o investimento em recursos tecnológicos para que esses alunos possam realizar seus estudos online, uma medida efetiva que protege vidas. 

Destaque-se também que o governo do Estado tem políticas diferentes para as redes sob sua gestão. O Ensino superior e o Colégio de Aplicação da UERJ e a própria rede FAETEC, com perfil muito próximo da rede estadual, já anunciaram o retorno somente em 2021. 

Indagamos: por que a regra de isolamento vale para um estudante da rede estadual e não vale para outras redes também do Estado do Rio de Janeiro? Infelizmente, nesse estado castigado pela falta de projeto na educação, é a sua matricula de entrada na educação do estado que vai definir se o professor terá direito a se proteger da doença ou não. 

Mais uma vez, o peso recai sobre a rede estadual. Os menores salários agora também são o laboratório de teste para ver o alcance da propagação do vírus. O Sepe/RJ está na luta para que esse cenário se reverta. 

Assim sendo, o sindicato requer a mudança de política da SEEDUC e um posicionamento da Comissão de Educação da ALERJ em defesa da vida e contra a reabertura das escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825