Gilmara Licia Olimpio Pereira, de 41 anos, recebeu a primeira dose da CoronaVac; outros 17 profissionais da saúde da linha de frente também receberam o imunizante
A técnica de enfermagem Gilmara Licia Olimpio Pereira, de 41 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada em Volta Redonda contra o novo coronavírus (Covid-19). A vacinação ocorreu na tarde desta terça-feira (19), na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Conforto, onde ela trabalha.
Há 24 anos na profissão e com histórico de problemas de saúde - chegando a passar por oito cirurgias no pulmão -, Gilmara se emocionou ao ser a primeira pessoa a ser vacinada na cidade.
“Me sinto muito honrada por ser a primeira pessoa a tomar a vacina, porque eu também venho de uma luta com problemas de saúde; passei por oito cirurgias no pulmão. Trabalhar na pandemia para mim foi um grande desafio. A todo momento eu tinha medo de contrair o vírus e até que ponto isso causaria dano a minha saúde. Então me sinto muito privilegiada por ser uma das primeiras a receber a vacina em Volta Redonda”, afirmou.
Gilmara também lembrou as dificuldades diárias enfrentadas na linha de frente do combate ao inimigo invisível. “Todos os dias que eu vinha trabalhar durante a pandemia, era um grande desafio. Porque a gente precisa atender com qualidade os pacientes e também nos proteger, sabendo que temos uma família em casa que nos espera. A gente sai e volta pra casa esperando o melhor para eles. Não queremos levar uma contaminação, então todo momento essa era minha preocupação”, disse, lembrando que se privava de se aproximar dos parentes por medo da contaminação pela Covid-19.
Depois de vacinada, a mensagem da técnica de enfermagem foi de esperança para toda a população de Volta Redonda: “Assim como eu fui a primeira, todos serão vacinados. A vacinação está começando hoje, com os profissionais da saúde, mas vai se estender para toda população. A gente continua com uma mensagem de fé, esperança, porque a vacina chegou na nossa cidade. Que Deus nos abençoe”.
CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO
Nesta terça-feira (19), além de Gilmara, outros 17 funcionários da Secretaria Municipal de Saúde também recebem a dose da CoronaVac. Essas pessoas compõem as equipes responsáveis por fazer a vacinação no público-alvo definido pelo Ministério da Saúde.
Na quarta-feira, dia 20, estas equipes vão vacinar as pessoas que vivem em instituições de longa permanência de idosos, bem como as pessoas com deficiência que vivem nas Residências Terapêuticas. Nos dois casos, também serão vacinados os cuidadores.
Ainda na quarta-feira, funcionários das redes de saúde pública e privada que atuam na linha de frente contra a Covid-19 receberão a vacina.
Perguntas frequentes:
- Quantas doses da vacina Volta Redonda recebeu nesta terça-feira?
Volta Redonda já recebeu 1.863 doses da vacina contra a Covid-19.
- Quando chega o segundo lote?
Estas mesmas pessoas vacinadas agora receberão a segunda dose dentro do prazo técnico previsto, que é entre o 14° e o 28° dia após a primeira dose. O total de doses recebidas deve ficar na casa de 3,9 mil ao final da primeira etapa.
- Qual o público-alvo na primeira etapa em Volta Redonda?
O público-alvo nesta primeira etapa, seguindo as determinações dos planos nacional e estadual de vacinação, será formado por: 165 pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas (que vivem em asilos, por exemplo); 12 pessoas com deficiência institucionalizadas (que vivem nas residências terapêuticas); e 1.686 profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus.
- Quando chegarão vacinas para todos?
A Secretaria Municipal de Saúde conta com um planejamento para atender todo o público-alvo, tão logo seja ofertada pelo Governo Federal mais vacinas. Infelizmente, esse prazo ainda não foi passado, mas o governo municipal não medirá esforços para receber a quantidade suficiente de vacinas para atender a todos.
- Por qual razão a Prefeitura não compra vacinas?
Não existe até agora a possibilidade de compra da vacina pelos governos municipais, por determinação das autoridades federais.
- Quem determinou o número de doses que Volta Redonda recebeu?
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que o número de vacinas disponibilizadas foi o definido pelo Ministério da Saúde, de acordo com dados colhidos nos anos anteriores.
0 Comentários