Rádio Acesa FM VR: Quinze de setembro: nascimento de Abujamra, Rose Nascimento, Fernanda Torres, Kevin e Roberto Leal

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Quinze de setembro: nascimento de Abujamra, Rose Nascimento, Fernanda Torres, Kevin e Roberto Leal

Antônio Abujamra

Antônio Abujamra, nascido em Ourinhos (interior de SP), em 15 de setembro de 1932. Abujamra foi um premiado diretor de teatro, ator e apresentador brasileiro, sendo um dos primeiros a introduzir os métodos teatrais de Bertolt Brecht e Roger Planchon em palcos brasileiros.

Era conhecido por sua irreverência, suas encenações e por seu humor ácido e crítico em relação aos tabus sociais.

Morte

Abujamra morreu aos 82 anos, em consequência de um infarto, ocorrido enquanto ele dormia, no dia 28 de abril de 2015, na cidade de São Paulo. O corpo foi velado no Teatro Sérgio Cardoso e cremado no dia seguinte, 29 de abril, no Crematório da Vila Alpina, na zona leste de São Paulo. Suas cinzas e de sua esposa estão enterradas na Necrópole São Paulo, localizada na rua Cardeal Arcoverde. Deixou dois filhos.

No programa Provocações, ao perguntar ao entrevistado como gostaria de morrer e ouvir a resposta "em casa, dormindo", o apresentador costumava debochar do convidado.

Fernanda Torres
Fernanda Pinheiro Torres, a Fernanda Torres, atriz, apresentadora, escritora e roteirista.Nascida no Rio de Janeiro, em 15 de setembro de 1965).

A atriz realizou diversos trabalhos ao longo de sua carreira, sendo premiada com o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes, em 1986.

 

 

 


Rose Nascimento

Rosângela de Azeredo do Nascimento, mais conhecida como Rose Nascimento, nascida no Rio de Janeiro, em 15 de setembro de 1966, é pastora e cantora brasileira da música cristã contemporânea, expoente no movimento pentecostal. Rose é fundadora junto com o seu esposo Pastor João Azeredo da Igreja Evan­gélica Deus do Impossível (IEDI) localizada no bairro de Campo Grande, no Rio de Janeiro.

A cantora nasceu em lar assembleiano e desde os primeiros anos já cantava nos cultos dominicais de sua igreja. Foi a primeira de seus irmãos a se tornar uma artista musical. Na sua juventude, foi backing vocal dos músicos Elymar Santos, Joanna e da cantora Shirley Carvalhaes.

Rosângela pertence a uma família de músicos, tendo 12 irmãos. A Família Nascimento.

Em 1990, Rose lançou Livre, seu álbum de estreia pela gravadora Som e Louvores. Anos depois, ela lançou discos de grande notoriedade no segmento evangélico, como Começo, Meio e Fim, Mais Firme do que Nunca, Sempre Fiel e Uma Questão de Fé. Seu disco Para o Mundo Ouvir vendeu 50 mil cópias na semana de lançamento.

A cantora passou por diversas gravadoras, em 2013 gravou o disco O Menor da Casa cuja distribuição se deu por sua própria gravadora, produzido por quatro produtores musicais. Em outubro de 2014, o álbum recebeu disco de ouro por mais de 40 mil cópias vendidas e disco de platina por mais de 80 mil cópias comercializadas.

Kevin Kawan de Azevedo, mais conhecido como MC Kevinho, nasceu em Campinas (SP), em 15 de setembro de 1998. Ele é um cantor e compositor brasileiro de funk paulista.

Kevinho iniciou sua carreira em 2012, divulgando suas músicas na internet, tendo destaque com a música "Tá Bombando É"

 

 

Roberto Leal, nome artístico de António Joaquim Fernandes, nascido em Macedo de Cavaleiros (Portugal), em 27 de novembro de 1951. Ele foi um cantor, compositor e ator português radicado no Brasil. Era considerado embaixador da cultura portuguesa no Brasil. Ao longo da carreira de mais de 45 anos, ganhou trinta discos de ouro, além de cinco de platina e quinhentos troféus e de acordo com diferentes fontes suas vendas totais somam 15 milhões ou até 25 milhões.

Teve uma infância pobre e declarou que comeu apenas batatas por um ano, após a colheita de trigo da família ter sido destruída por uma trovoada. Com o objetivo de ter uma vida melhor, emigrou para o Brasil, aos onze anos de idade, em 1962, juntamente com os pais e nove irmãos, em cinco viagens de navio. Na cidade de São Paulo, após trabalhar como sapateiro e comerciante de doces,[10] iniciou a carreira de cantor de fados e músicas românticas.

Em janeiro de 2019, Roberto Leal revelou lutar havia dois anos contra um melanoma, mas sofreu com uma metástase para os olhos e a coluna, e que por conta disto havia perdido parte da visão, também devido a catarata. Morreu aos 67 anos, em 15 de setembro de 2019. A causa da morte foi um melanoma maligno, que evoluiu, atingindo o fígado, causando a síndrome hepatorrenal, e também complicações decorrentes de uma reação alérgica aos medicamentos da quimioterapia. O cantor estava internado havia cinco dias na unidade semi-intensiva do Hospital Samaritano de São Paulo. Era casado havia 45 anos com Márcia Lúcia. O casal teve três filhos, nascidos no Brasil, e dois netos. Um dos filhos, o músico Rodrigo Leal, afirmou que a família só revelou a gravidade da doença a Roberto Leal pouco antes de sua morte. Segundo Rodrigo, isso fez com que a vida de seu pai se prolongasse, por não ter parado de trabalhar por causa da doença. Foi sepultado no Cemitério de Congonhas em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825