A coordenadora de imunização de Barra Mansa, Marlene Fialho, destacou que não há problema dos adolescentes que já tomaram a primeira dose da vacina contra Covid-19 atualizarem suas cadernetas.
“O intervalo entre uma vacina e outra foi desconsiderado pelo Ministério da Saúde. Então, o adolescente que tiver alguma vacina em atraso pode ir até o posto de saúde”, explicou Marlene; acrescentando que a Campanha de Multivacinação (atualização das cadernetas) segue até o próximo dia 29.
O Ministério da Saúde promove a campanha para adolescentes com até 15 anos, mas o município ampliou a idade para 16, pois muitos jovens estão com as cadernetas desatualizadas.
“É importante destacarmos aos pais e responsáveis a importância de sempre manterem o cartão de vacina das crianças e adolescentes atualizados. Muitos deixaram de procurar os postos durante a pandemia, mas não podemos negligenciar as demais doenças. Muitas têm prevenção pela imunização, mas a poliomielite, por exemplo, está sob risco de retorno; o sarampo, que era uma doença controlada, voltou a circular entre a população”, alerta Marlene.
OUTUBRO ROSA
Também neste sábado, 16, aconteceu a intensificação
de exames preventivos nas UBSs e Sirenes, em alusão à Campanha Outubro
Rosa. Este foi o segundo mutirão realizado no mês. O primeiro aconteceu
dia 02, quando cerca de 700 atendimentos foram realizados nas unidades
de saúde da cidade.
Às mulheres, foram destinados exames preventivos, orientações e ações de conscientização. Durante todo este mês, também serão ampliadas as ofertas de mamografia e exame Papanicolau.
0 Comentários