Rádio Acesa FM VR: PM do Rio lança ferramenta digital para viabilizar abordagens em vias publicas

terça-feira, 5 de outubro de 2021

PM do Rio lança ferramenta digital para viabilizar abordagens em vias publicas

A Polícia Militar do Rio de Janeiro passará a usar um ferramenta digital para dar maior agilidade e efetividade às abordagens em vias públicas, o sistema “Hórus” passará a fazer parte do trabalho diário dos policiais. O sistema é capaz de informar em tempo real, por meio de telefone celular, se um suspeito tem mandado de prisão em aberto ou se um veículo é roubado ou furtado.

O Hórus foi lançado oficialmente pela Secretaria de Estado de Polícia Militar na manhã desta terça-feira (05/10) no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) para entrar em operação inicialmente em três unidades operacionais da Corporação: 6º BPM (Tijuca), 7º BPM (São Gonçalo) e 20º BPM (Mesquita). O resultado do emprego da ferramenta digital nessas três unidades servirá de base para ajustes pontuais, possibilitando assim a sua adoção de forma estruturada em todos os batalhões.

O Secretário de Estado de Polícia Militar, Coronel Luiz Henrique Pires Marinho, ressalta que a implantação do sistema Hórus representa mais um importante passo na direção traçada pelo Governador do estado, Cláudio Castro, de investir pesadamente no emprego de tecnologia na área de segurança pública.
- Já iniciamos o processo de licitação para aquisição de câmeras portáteis, equipamentos que vão agregar muito valor ao trabalho dos policiais militares que estão na rua. O sistema Hórus será outra ferramenta fundamental para dar maior efetividade à missão de abordagem, seja com foco na segurança, seja com foco em ações assistenciais – afirma o Coronel Henrique.

Responsável pelo desenvolvimento do sistema e pela coordenação de sua implantação nas unidades da Polícia Militar, o Tenente-Coronel Rodrigo Laviola garante que o Hórus será um grande aliado para melhorar a prestação de serviço de segurança pública no estado. Com o sistema acoplado no celular, o policial militar, ao abordar um suspeito,  poderá fazer uma consulta e receber a resposta em alguns minutos se a pessoa abordada tem mandado de prisão em aberto, por exemplo.

O Hórus começou a ser utilizado no primeiro semestre deste ano por equipes de 31 bases do Segurança Presente, programa de segurança pública da Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro.
- O desempenho dos policiais militares do Segurança Presente registrou uma melhora expressiva. Nas 31 bases do programa Segurança Presente, o número de abordagens saltou de 55.478 em janeiro para 132.657 em março, com a implantação do sistema já consolidada – observa o TC Rodrigo Laviola, atualmente coordenador da Coordenadoria Especializada de Tecnologia da Informação Comunicação (CETIC) da SEPM.

O sistema Hórus proporciona não só o aumento do número de abordagens, de pessoas e veículos, como também melhora as abordagens de proximidade, as ações assistenciais realizadas pelos policiais militares. Na abordagem de proximidade, o cidadão assistido informa por um meio de comunicação (e-mail, WhatsApp) para dar um feedback do atendimento. O objetivo é o aprimorar da forma mais adequada possível a proximidade do policial militar com o cidadão.

O acompanhamento da produtividade é baseada  nessas duas formas de abordagens - fundada suspeita e proximidade. Assim, o Hórus será também uma excelente ferramenta para os oficiais encarregados do planejamento operacional, que estarão acompanhando o trabalho dos policiais nas vias públicas, recebendo informações sobre o número de abordagens, os locais das abordagens  e os resultados alcançados. Ou seja, informações mais precisas, quantitativas e qualitativas.

O sistema foi batizado de “Hórus”, por simbolizar um conceito do Egito Antigo: o olho que tudo vê.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825