Das 41 residências a serem desapropriadas do pátio de manobras em Barra Mansa, 22 impediam a realocação das linhas férreas da VLI para a lateral dos trilhos da MRS. O acordo foi feito com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Com isso, será possível a transferência da linha da VLI e a finalização do viaduto da Barbará, que segundo o secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, já teve as obras licitadas pelo órgão.
As interferências férreas contemplam além do viaduto da Barbará, um muro na extensão de 4,8 km, separando os trilhos da área urbana e uma grade, com a mesma extensão, isolando as linhas de algumas vias públicas, como a Avenida Doutor Dario Aragão e Orozimbo Ribeiro, mantendo a segurança dos pedestres.
Já as obras urbanísticas são compostas da abertura de uma nova via pública paralela a toda a extensão da linha férrea, a criação de estacionamento nas áreas remanescentes e a melhoria do centro comercial da cidade. As obras em sua integralidade, de acordo com engenheiros da empresa, devem ser finalizadas no prazo de 18 meses.
O presidente do Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista), Hugo Tavares, disse que a expectativa é grande e que, com a visitação, deu para ter dimensão sobre as melhorias que a readequação ferroviária trará para Barra Mansa, refletindo inclusive sobre a economia da cidade e o aumento de vendas no comércio local.
Seguindo a mesma premissa, o presidente da Aciap (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços, Matheus Gattás, antecipou que no próximo ano, neste mesmo período, espera estar vivenciando as realizações desse projeto, tendo um trânsito de veículos com maior fluidez, duas mil novas vagas de estacionamento e o comércio funcionando de maneira plena.
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