Rádio Acesa FM VR: Vinte e dois de outubro: nascimento de Nelson Pereira, Rolando Boldrin, Jucas Chaves, Barrerito e Ana Furtado

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Vinte e dois de outubro: nascimento de Nelson Pereira, Rolando Boldrin, Jucas Chaves, Barrerito e Ana Furtado

Nelson Pereira dos Santos, nascimento em São Paulo, no dia 22 de outubro de 1928, foi diretor de cinema brasileiro. Tendo sido um dos fundadores do movimento do cinema novo, sua produção atravessa um período de 60 anos na história do Brasil.

Considerado um dos mais importantes cineastas do país, foi fortemente influenciado pelas obras da geração de 1930 do modernismo literário brasileiro, tendo adaptado para o cinema obras de Graciliano Ramos e Jorge Amado. Seu filme Vidas Secas, baseado no romance de Graciliano, é um dos filmes brasileiros mais premiados em todos os tempos, sendo reconhecido como obra-prima.

Morreu em 21 de abril de 2018, no Rio de Janeiro.

Rolando Boldrin, ator, cantor, compositor e apresentador de televisão. Nasceu em São Joaquim da Barra, interior de São Paulo, no dia 22 de outubro de 1936.

Desde pequeno, já tocava viola. Aos doze anos de idade, começou uma empreitada musical com o seu irmão, formando a dupla Boy e Formiga, que era bem sucedida na rádio do município.

Aos dezesseis anos, devido a incentivos por parte de seu pai, Boldrin foi para a capital São Paulo, de carona em um caminhão. Lá, antes de emplacar na carreira de cantor, foi sapateiro, frentista, carregador, garçom e ajudante de farmacêutico. Aos dezoito, serviu o exército em Quitaúna e, nos anos que se seguiram, dedicou-se à atividade musical.

Como ator de televisão, entre as décadas de 1960 e 1980, Boldrin atuou em diversas novelas das TVs Record, Tupi e Bandeirantes (em aproximadamente 30 novelas).

Como apresentador de televisão, na década de 80, esteve à frente dos programas Som Brasil, (TV Globo), Empório Brasileiro (TV Bandeirantes) e Empório Brasil (SBT). Atualmente apresenta o programa Sr. Brasil, pela TV Cultura de São Paulo.

Jurandyr Czaczkes Chaves, mais conhecido como Juca Chaves, nascido no Rio de Janeiro em 22 de outubro de 1938), é um compositor, músico e humorista brasileiro.

Juca foi um crítico do Regime Militar, da grande imprensa e do próprio mercado fonográfico. Chegou a ser exilado em Portugal na década de 1970 mas, ao incomodar o regime então ditatorial desse país com suas sátiras que então ganhavam espaço nas rádios e televisão locais, transferiu-se para a Itália.

De volta ao Brasil, apresentou programas de televisão. Na década de 1980, lançou sua gravadora independente. Um de seus bordões mais conhecidos é: "Vá ao meu show e ajude o Juquinha a comprar o seu caviar", seguido de sua risada característica.

Dentre suas canções mais conhecidas estão "Caixinha, Obrigado", "A Cúmplice", "Menina", "Que Saudade", "Por Quem Sonha Ana Maria" (interpretada no filme Marido de Mulher Boa de 1960) e "Presidente Bossa Nova".

Em 2003, outro sucesso de Juca Chaves nos anos 70 - a canção "Take me Back to Piauí" - foi editado na coletânea "Brazilian Beats Volume 4" da gravadora britânica Mr. Bongo, especializada em música popular brasileira.

Em 2006, lançou-se candidato a senador na Bahia pelo PSDC,[8] ficando em 4º lugar, com 19 603 votos (0,35% do total). Suas propagandas em formato de poesias distinguiam-no dos demais candidatos.

Élcio Neves Borges, mais conhecido como Barrerito, nasceu em São Fidélis, no estado do Rio de Janeiro em 22 de outubro de 1942, foi um cantor brasileiro de música sertaneja, ganhou destaque por integrar a segunda formação do Trio Parada Dura.

Iniciou sua carreira na década de 1960, fazendo dupla com Flor da Índia, Baianito, Criolo e Creone, este último com quem formou o conjunto sertanejo Trio Parada Dura a partir de 1976, ao lado de Mangabinha.

Em 6 de setembro de 1982, um acidente de avião na cidade de Espírito Santo do Pinhal, interior do estado de São Paulo, deixou Barrerito paraplégico. Seu irmão, Parrerito, assumiu o lugar no trio durante o período em que esteve ausente e, posteriormente, em 1987.

Iniciou carreira solo como o "Cantor das Andorinhas", em 1987, quando gravou seu primeiro LP, chamado Onde Estão Os Meus Passos, pela Copacabana, com destaque para a faixa-título, em parceria com Carlos Randall e Nilza Carvalho. Barrerito gravou 9 LPs pelos selos Copacabana e RGE. Ganhou dezenove discos de ouro e oito de platina, sempre com a ajuda de Nilza Carvalho, com quem viveu maritalmente até 1990.

Era o único artista que gravava um LP em apenas 24 horas, o que causava surpresa nos técnicos da gravadora. Apesar de ser paraplégico, o cantor era muito vaidoso: usava anéis e colares de ouro, além de cortes de cabelo incomuns. Em 1991, chegou a ser detido por ter atirado para o alto, assustando um frentista, que riu de sua aparência.

No ano de 1998, Barrerito fundou o Trio Alto Astral, juntamente com Voninho e Creone, com quem voltou a formar uma dupla sertaneja. Chegaram a lançar um CD, intitulado Dor de Cotovelo, e a fazer aparições em alguns programas de TV, mas o trio não durou, pois Barrerito acabou falecendo neste mesmo ano, vítima de um infarto, aos 56 anos.

Em 2017, a gravadora Águia Music lançou o CD intitulado Barrerito Eternamente um Ídolo, composto por músicas inéditas resgatadas de uma fita K7, nesse CD consta duas músicas de Nilza Carvalho (Grito de Alerta e Velho Macho).

Parrerito morreu no dia 13 de setembro de 2020, aos 67 anos, em hospital da capital, vítima de complicações da infecção pelo covid-19.

Ana Beatriz Furtado Alves Ferreira, nascida no Rio de Janeiro em 22 de outubro de 1973, é uma apresentadora e atriz brasileira.

Criada no bairro da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, Ana iniciou sua carreira artística como modelo em 1993. Em 1995 protagonizou a vinheta de abertura da telenovela Explode Coração. Em 1996, fez a novela infantil Caça Talentos como Drica. Apresentou o Vídeo Show, ao lado de André Marques até o dia 15 de novembro de 2013. Em 2013 foi repórter do Fantástico, apresentando o quadro Mulher 4.0 e Mulher 5.0. Desde 2015 apresenta o É de Casa aos sábados.

Em 1996 começou a namorar o diretor Boninho, com quem se casou em 1999 e teve uma filha, Isabella Furtado Brasil, nascida em 1 de maio de 2007.

Em 27 de maio de 2018 revelou que estava com câncer de mama. Em 17 de dezembro de 2018 revelou estar curada após a retirada do tumor e o tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825