/>
Vinte e sete de outubro: inauguração do Bondinho do Pão de Açucar, nascimento de Maurício de Souza, Jader Barbalho, Lula e Sérgio Lopes e morte de Luiz Mendes

Vinte e sete de outubro: inauguração do Bondinho do Pão de Açucar, nascimento de Maurício de Souza, Jader Barbalho, Lula e Sérgio Lopes e morte de Luiz Mendes

O Bondinho do Pão de Açúcar é um teleférico localizado no bairro da Urca, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca e ao Morro do Pão de Açúcar.

É uma das principais atrações turísticas da cidade. Foi inaugurado (o seu primeiro trecho, entre a Praia Vermelha e o Morro da Urca) em 27 de outubro de 1912 e, desde então, já transportou cerca de 37 milhões de pessoas, mantendo uma média atual de 2 500 visitantes por dia.

O seu nome vem da semelhança dos carros do teleférico com os bondes que circulavam no Rio de Janeiro à época de sua inauguração. O Bondinho é privatizado, administrado pela concessionária Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, empresa criada pelo idealizador do projeto, o engenheiro Augusto Ferreira Ramos, desde a sua construção.

Mauricio Araújo de Sousa, nasceu em Santa Isabel, em São Paulo, no dia 27 de outubro de 1935, é um cartunista, empresário e escritor brasileiro. É um dos mais famosos cartunistas do Brasil, criador da Turma da Mônica e membro da Academia Paulista de Letras.

 Jader Fontenelle Barbalho, nascido em Belém, município do Pará, em 27 de outubro de 1944, é um advogado, empresário e político brasileiro, filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Foi vereador de Belém, deputado estadual, deputado federal, governador do Pará, ministro do Desenvolvimento Agrário e da Previdência Social no governo de José Sarney e presidente do Senado Federal. Atualmente, exerce o cargo de senador na 56.ª legislatura (2019-2023).

 Político paraense com mais tempo de vida pública e o que mais acumulou cargos, Jader Barbalho liderou o MDB à época da Ditadura militar brasileira, ficando conhecido como um dos principais nomes nacionais no processo de redemocratização do Brasil. Proprietário do Grupo RBA de Comunicação e do jornal Diário do Pará, e um dos acionistas da TV Tapajós, afiliada à Rede Globo, ao longo de sua trajetória política Jader Barbalho apoiou os governos José Sarney, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Lula.

Alvo de várias denúncias de corrupção e malversação de recursos públicos, em 2001, renunciou ao cargo de senador sob a denúncia de desvio de verbas públicas da SUDAM, do Banpará e do INCRA, chegando a ser preso por alguns dias. Tornou a ser eleito deputado federal em 2002 e 2006, e senador em 2010. Além disso, é um dos personagens principais do documentário estadunidense Manda Bala (Send a Bullet) e dá nome ao bairro Jaderlândia, em Ananindeua, e ao Estádio Jader Barbalho, em Santarém.

Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido como Lula, nascido em 27 de outubro de 1945, Caetés município de Perbambuco, é um político.

De origem pobre, migrou ainda criança de Pernambuco para São Paulo com sua família. Foi metalúrgico e sindicalista, época em que recebeu a alcunha "Lula", forma hipocorística de "Luís". Durante a ditadura militar, liderou grandes greves de operários no ABC Paulista e ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores, em 1980, durante o processo de abertura política. Lula foi uma das principais lideranças da Diretas Já, no período da redemocratização, quando iniciou sua carreira política. Em 1986 elegeu-se deputado federal pelo estado de São Paulo com votação recorde. Em 1989 concorreu pela primeira vez à presidência da República, perdendo no segundo turno para Fernando Collor de Mello por 53-47 por cento. Também foi candidato a presidente outras duas vezes, em 1994 e 1998, perdendo ambas as eleições no primeiro turno para Fernando Henrique Cardoso. Venceu a eleição presidencial de 2002, derrotando José Serra no segundo turno, e foi empossado em janeiro de 2003. Na eleição de 2006, foi reeleito ao vencer o segundo turno contra Geraldo Alckmin.

O governo Lula teve como marcos a introdução de programas sociais, como o Bolsa Família e o Fome Zero, ambos reconhecidos pela Organização das Nações Unidas como os programas que possibilitaram a saída do país do mapa da fome. Durante seus dois mandatos, empreendeu reformas e mudanças radicais que produziram transformações sociais e econômicas no Brasil, que triplicou seu PIB per capita e alcançou o grau de investimento. Na política externa, desempenhou um papel de destaque, incluindo atividades relacionadas ao programa nuclear do Irã, ao aquecimento global, ao Mercosul e aos BRICS. Lula foi considerado um dos políticos mais populares da história do Brasil e, enquanto presidente, foi um dos mais populares do mundo. Sua chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, derrotou José Serra na eleição de 2010 e foi reeleita em 2014 ao derrotar Aécio Neves.

Lula manteve-se ativo no cenário político e passou a ministrar palestras no Brasil e no exterior. Em março de 2016, foi nomeado por Dilma como seu ministro-chefe da Casa Civil, mas a indicação foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal. Em julho de 2017, foi condenado em primeira instância no âmbito da Operação Lava Jato, pelo então juiz federal Sergio Moro, a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Com a confirmação em segunda instância da sentença, que aumentou a pena, teve sua prisão decretada e entregou-se à Polícia Federal em abril de 2018. Em novembro de 2019, Lula foi solto um dia após o STF decidir que a execução da pena só deveria ocorrer com o trânsito em julgado da sentença. Em março de 2021, recuperou seus direitos políticos diante da decisão do ministro Edson Fachin, do STF, de anular suas condenações na Lava Jato, uma vez que este considerou a Justiça Federal do Paraná incompetente para julgá-lo. Também em março de 2021, o STF considerou que o juiz Sergio Moro agira com parcialidade, anulando todos os seus atos no processo.

Sérgio Ricardo Lopes de Souza, nascido em Campina Grande, no estado da Paraíba, em 27 de outubro de 1964, conhecido como Sérgio Lopes, cantor, compositor, e músico brasileiro de música cristã, poeta, escritor e também advogado.

Sérgio Lopes compõe desde sua adolescência, quando também cantava no coral jovem da Igreja Evangélica Congregacional de Campina Grande, onde permaneceu até 1979.

Em 1980 ingressou no Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha em Natal, Rio Grande do Norte.

Em 1982 foi transferido para o Rio de Janeiro, onde fixou residência definitiva. No Rio, inicia seus estudos teóricos de música, estudando baixo elétrico com o Prof. Ronaldo Diamante (Copacabana) e se converte ao protestantismo batista.

Em 1983 criou o Grupo Teatral Evangélico do RJ.

Em 1984 iniciou curso de Direito da Universidade Santa Úrsula, no Rio, o qual durou dois anos.

Em 1986, estimulado pelo prêmio recebido no I Festival Nacional de Música Sacra com a apresentação da música "Agora posso Crer", ingressa no grupo Altos Louvores liderado por Edvaldo Novaes e grava com eles, pela gravadora Desperta Brasil, do Rio de Janeiro, o long-play intitulado Anseios, cuja faixa-título é uma bela canção de sua autoria. O grupo começa a dar certo e Sérgio Lopes interrompe a faculdade para se dedicar às atividades e viagens do grupo.

Em 1990 grava seu primeiro trabalho solo, intitulado Nossos Dias, produzido por Pedro Braconnot (banda Rebanhão), e lançado em circuito nacional com eventos realizados simultaneamente no Rio (teatro SUAM) para vários estados do país.

Sérgio passou pelas principais gravadores gospel do Brasil.

Luiz Pineda Mendes, nascido em Palmeira das Missões, município do Estado do Rio Grande do Sul, em 9 de junho de 1924, foi um jornalista, radialista e comentarista esportivo brasileiro.

Começou a trabalhar na Rádio Globo em 1950, e posteriormente foi comentarista da Rádio Globo AM. Em 1995, integrou a equipe de esportes da Super Rádio Tupi, retornando à Rádio Globo em 1999. Ficou conhecido como O comentarista da palavra fácil. Era casado desde 1947 com a atriz e radialista Daisy Lúcidi. O casal teve um único filho, o cantor Junior Mendes.

Luiz Mendes foi um dos criadores do debate esportivo chamado de "mesa redonda" na televisão brasileira com a criação da Grande Resenha Facit, na década de 1950, na TV Rio.

Morreu na manhã de 27 de outubro de 2011, aos 87 anos, após complicações decorrentes de uma leucemia linfocítica crônica.

Foi enterrado no Cemitério de São João Batista, ao lado do colega de jornalismo Armando Nogueira.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu