Rádio Acesa FM VR: No Dia Nacional de Combate à Surdez, conheça mitos e verdades sobre o tema

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

No Dia Nacional de Combate à Surdez, conheça mitos e verdades sobre o tema

Hospital Estadual Adão Pereira Nunes tem serviço de referência na Baixada Fluminense

O dia 10 de novembro marca as ações de sensibilização de prevenção e combate à surdez. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), mais de 10 milhões de pessoas no Brasil possuem algum problema relacionado à audição. Destas, quase 200 mil estão no estado do Rio de Janeiro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa é de que 900 milhões de pessoas no mundo poderão desenvolver perda auditiva até 2050.

O Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN), situado em Duque de Caxias, é referência na Baixada Fluminense para problemas de surdez e suas variações. Conta com um setor de fonoaudiologia responsável por realizar a triagem, avaliação, diagnóstico funcional e intervenção nas disfagias orofaríngeas (problemas que dificultam a função de engolir). Também cuida de alterações da fala e linguagem, realiza triagem auditiva neonatal e avaliação do frênulo lingual (ou freio lingual, responsável pelas funções de sucção, fala e alimentação). Além disso, a unidade promove o aleitamento materno, ato que permite o bom desenvolvimento funcional da região da boca.

Em 2020, foram mais de 12 mil atendimentos realizados pela especialidade. Segundo a coordenadora de fonoaudiologia da unidade, Carolina Dias, a maioria dos casos de surdez tem tratamento quando diagnosticado no primeiro ano de vida.

Para alertar sobre a importância dos cuidados com a audição, Carolina Dias lista mitos e verdades sobre o tema, que ganharam força durante a pandemia pelo uso excessivo de fones de ouvidos para lazer e reuniões de quem ficou trabalhando de casa.

1 - Escutar música alta em fones de ouvido pode causar perda auditiva.
Verdade. Segundo a fonoaudióloga, a perda auditiva ocorre porque o hábito frequente de ouvir música em fones de ouvido e com o som muito alto pode causar danos às células ciliadas, responsáveis pela audição. Uma vez danificadas, elas não se regeneram.

2 - Cera em excesso na orelha pode deixar surdo.
Mito. O acúmulo de cera pode impedir o som de chegar ao tímpano. Entretanto, não causa surdez. "Esse problema pode ser resolvido com a remoção do excesso de cerume e, posteriormente, a pessoa conseguirá ouvir de forma adequada", esclarece Carolina Dias.

3 – O uso incorreto de hastes de algodão flexíveis pode causar surdez.
Verdade. Elas parecem inofensivas, mas podem ser perigosas quando usadas de modo impróprio para limpar as orelhas, danificando o tímpano e podendo levar à perda auditiva.

4 - Perda auditiva não tem solução.
Mito. Em grande parte dos casos, a dificuldade para ouvir pode ser tratada com o uso de aparelhos adequados a cada grau de perda auditiva. Carolina Dias explica que as próteses auditivas estão cada vez mais tecnológicas e modernas. "Elas são capazes de amplificar os sons de forma relevante, ajudando as pessoas no processo de reabilitação auditiva de maneira bastante eficaz", conta.

5 - Zumbido e sensação de tontura podem ser sintomas de perda auditiva.
Verdade. Tanto o zumbido quanto a sensação de tontura podem ser indícios de problemas auditivos. "O ideal é procurar um médico otorrinolaringologista para ter o diagnóstico correto e saber o melhor tipo de tratamento. Em alguns casos, a indicação é o uso de prótese auditiva", pontua a fonoaudióloga do HEAPN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825