Além de pessoas a partir de 60 anos e profissionais da Saúde, crianças, gestantes e puérperas começaram a ser vacinadas contra a gripe
Até a manhã de ontem, 14 mil doses contra gripe já haviam sido aplicadas desde o início da campanha nacional, que começou no dia 04/04.
A campanha também continua com a aplicação da triviral, destinada aos profissionais da Saúde, de forma seletiva, visando proteção contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, além da atualização do cartão vacinal de crianças, jovens, adultos e idosos. Ao todo, 1.200 pessoas já foram se vacinar. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% dos grupos prioritários.
A coordenadora do setor de Imunização do município, Marlene Fialho, destacou a importância de tomar a vacina contra gripe o quanto antes. “Ela protege contra o H1N1, H3N2 e Influenza B – que causou surto no final de 2021. Esta vacinação de 2022 tem a cepa contra o tipo B e protege de forma direta contra o vírus. Então, é importante que as pessoas que tomaram ano passado, procurem pela vacinação novamente para se protegerem e evitar novos surtos” alertou Marlene.
Ainda de acordo com a coordenadora de Imunização, os surtos acontecem justamente porque existem grupos de pessoas que não se imunizaram. “A única forma de evitar que isso aconteça é com a vacina, evitando as internações e até a mortalidade por complicação de H1N1, H3N2 e Influenza. A gente sabe que a vacina protege contra as formas mais graves da gripe, então, o momento de tomar é agora, antes do inverno rigoroso”, ressaltou.
As crianças que estão na faixa etária estipulada pelo Ministério da Saúde que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, devem se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose do imunizante em 2022. Já para as que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.
0 Comentários