/>
Conferência Estadual de Saúde Mental encerra dois dias de discussões e indica políticas para o setor

Conferência Estadual de Saúde Mental encerra dois dias de discussões e indica políticas para o setor

Encontro reuniu cerca de 500 representantes dos 92 municípios neste fim de semana, na Uerj

A 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental, organizada pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, foi encerrada neste domingo (18) com a apresentação das 98 propostas apresentadas nos oito Grupos de Trabalho do evento, que reuniu representantes dos 92 municípios do estado.

As proposições abordam quatro eixos, "Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania"; "Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental"; "Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade" e "Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia".

Das 98 proposições, 60 foram aprovadas e 12 serao selecionadas como propostas do estado do Rio de Janeiro à etapa nacional da Conferência, com previsão de ocorrer em maio de 2023. Depois de 12 anos sem acontecer no estado, o evento contou com cerca de 500 participantes dos 92 municípios do estado.

Além da formulação de políticas públicas para o setor, o evento apresentou a produção cultural de profissionais e usuários da rede, cujo ponto alto foi a apresentação dos blocos Tá pirando, pirado, pirou e dos grupos Harmonia Enlouquece e Renafro.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu