O Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, Sindicato dos Vigilantes e Engenheiros do Sul Fluminense, Metabase de Congonhas – MG fizeram uma manifestação, no ultimo dia 5, onde portuários do Rio de Janeiro e trabalhadores se juntaram para busca de conquistas da Campanha Salarial 2023/2024. O ato reuniu uma grande quantidade de trabalhadores, que aderiram à paralisação com duração de 1 hora.
Este ano a Campanha Salarial ganha força pela unificação e a CSN se recusa a negociar com os Sindicatos de forma coletiva, que estão reivindicando o turno de 6 horas, plano de saúde nacional, PLR, fim do banco de horas, recuperação do recreio dos trabalhadores, entre outros.
“Hoje os homens e mulheres de aço podem reconhecer o Sindicato como seu defensor. Há mais de 30 anos não acontece uma mobilização desse nível em prol dos trabalhadores, que hoje tem representantes ao seu lado. Não vamos desistir dessa conquista e luta. Vamos continuar unidos”, destacou Edimar Miguel, presidente do Sindicato.
“A CSN quer dividir os trabalhadores em nível nacional, mas esta mobilização mostrou que estamos mais unificados do quem nunca nessa luta. É um absurdo que nesse mês de maio a CSN aumente o salário dos seus 6 diretores executivos em quase 90 milhões e remunere os seus acionistas em 2,4 bilhões de reais, tirando da nossa PLR, nosso plano de saúde, nosso aumento para dar bonança a direção da empresa. Chega de tanta humilhação”, Rafael Ávila, o Duda, presidente do Metabase.
Desaprovação
Trabalhadores da Saint-Gobain, reprovaram o valor e os indicadores da proposta da empresa para o acordo de PPR. A votação foi realizada, também, na última sexta-feira, dia 5.
O resultado da votação foi de 350 votos contrários à proposta, enquanto 49 foram favoráveis. O total de participantes foi de 399 trabalhadores. Não houve votos nulos ou em branco.
A direção do Sindicato dos Metalúrgicos já informou à empresa e se colocou à inteira disposição para retomar as negociações. E agradece a participação de todos, renovando o seu compromisso de defender os interesses dos trabalhadores metalúrgicos da região Sul Fluminense.
0 Comentários