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Mais de 1 milhão de tentativas de fraude foram evitadas em julho, indica Serasa Experian

Mais de 1 milhão de tentativas de fraude foram evitadas em julho, indica Serasa Experian

    Este foi o segundo maior índice do ano até agora, atrás apenas de março;
    Volume de diligências representa alta de 25,8% em comparação com o mesmo período de 2023;
    A frequência mensal foi de uma ocorrência a cada 2,6 segundos no Brasil

São Paulo, 22 de novembro de 2024 – De acordo com dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, foram evitadas, por meio de suas tecnologias de autenticação e prevenção a fraudes, 1.029.466 tentativas de fraude em julho. O montante representa aumento de 25,8% em comparação com o mesmo período de 2023 e é o segundo maior número registrado em 2024 até agora. A frequência mensal foi de uma ocorrência a cada 2,6 segundos em todo o país. Veja o levantamento dos últimos 12 meses no gráfico a seguir:Ainda de acordo com o indicador, 58,1% das tentativas de fraudes evitadas em julho foram identificadas por inconsistências nos dados cadastrais; 31,9% por padrões fraudulentos ligados à autenticidade de documentos e validação biométrica e 10,1% pelos comportamentos suspeitos em dispositivos, como associações anteriores com fraudes.

De acordo com o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, as ferramentas de proteção estão cumprindo seu papel, mas empresas e consumidores devem seguir alertas. “A proteção à fraude deve ser constante, uma vez que os criminosos se atualizam constantemente, buscando novas maneiras de concretizar os golpes. Portanto, é crucial que as empresas continuem investindo significativamente em soluções antifraude, tornando-as cada vez mais robustas e eficazes", ressalta Rocha. O executivo acrescenta que a conscientização e a educação do consumidor sobre práticas seguras são fundamentais para fortalecer ainda mais as defesas contra essas ameaças.

Na visão por setores das fraudes evitadas em julho, “Bancos e Cartões” foi o segmento em que houve mais registros (52,9%) e “Varejo” o segmento com a menor recorrência (2,0%). Em relação às idades, os cidadãos de 36 a 50 anos foram os que tiveram maior incidência das tentativas de fraude em julho (33,4%). Confira o detalhamento por setor e faixa etária:

Sudeste e Sul lideram tentativas de fraudes

Os estados com maior concentração de tentativas de fraude evitadas em julho foram do Sul e Sudeste. No detalhamento por variação anual, o indicador mostra que houve aumento em todas as Unidades Federativas (UFs), com destaque para Mato Grosso com o maior (29,2%) e o Rio Grande do Norte com o menor (23,3%). Veja a seguir o gráfico com as quantidades de ocorrências estaduais evitadas e a tabela com a variação anual:
Tentativas a cada milhão de habitantes

O indicador também trouxe a visão de que ocorreram, em média, 4.199 tentativas de fraude a cada milhão de habitantes no Brasil. No ranking por UFs, o DF liderou, seguido por MT, SP, SC, PR e MS. Confira a lista completa com os números a seguir:
Fonte: Serasa Experian

Evite fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger

Consumidores:

·      Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;

·      Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;

·      Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;

·      Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;

·      Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;

·      Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;

·      Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;

·      Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.

Empresas:

·      Invista em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa..

·      Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;

·      Garanta a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;

·      Entenda profundamente o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a segurança.

·      Utilize a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e permita uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude, obtida por meio da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2), além da adição do volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia referentes a verificação de documentos, biometria facial e verificação cadastral.

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