Um homem foi preso nesta segunda-feira, dia 25, em Volta Redonda, durante ação de agentes da Operação “Segurança Presente”. Ele teve a face reconhecida por sistema de câmera com a tecnologia de identificação de pessoas com restrição judicial.
De acordo com as informações dos policiais, contra o homem havia um mandado de prisão expedido pela Justiça de Barra Mansa. Não foi divulgado qual tipo de processo o foragido responde.
De acordo com a ocorrência, assim que o sistema de reconhecimento facial identificou o foragido, os agentes foram até o local onde o suspeito foi identificado caminhando e, durante a abordagem, o homem forneceu informações incorretas sobre sua identidade. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil (93ª DP), no Aterrado, onde forneceu os dados corretos e, por conta do mandado de prisão em aberto, o mesmo permaneceu detido na unidade policial.
No fim de semana uma mulher foragida por homicídio em São Paulo foi presa, e a primeira prisão já tinha acontecido no último dia 14, de outro homem foragido da Justiça de Duque de Caxias (RJ).
Pioneiro no estado, junto a capital, Volta Redonda é a primeira cidade a contar com a tecnologia. O sistema de reconhecimento facial no município funciona através do Ciosp e as imagens captadas por câmeras de monitoramento da prefeitura são cruzadas com um banco de dados da Polícia Civil, que contém informações sobre pessoas procuradas pela Justiça. A partir desse cruzamento de dados, o policial em patrulhamento é alertado e faz a abordagem, conduzindo o suspeito para a delegacia de polícia.
Imagem de divulgação.
Secom/PMVR
0 Comentários