/>
Nova edição do Panorama Covid apresenta pouca variação nos indicadores da doença

Nova edição do Panorama Covid apresenta pouca variação nos indicadores da doença

Secretaria de Estado de Saúde reforça que é importante atualizar o esquema vacinal e manter as medidas de prevenção e controle
Nova edição do Panorama Covid apresenta pouca variação nos indicadores da doença
A nova edição do Panorama Covid-19, divulgada na sexta-feira (20/12), apresenta que seis dos oito indicadores precoces da doença estão num platô, quando consideradas as três últimas semanas epidemiológicas. Nesse período, os indicadores precoces se mantiveram oscilando ao redor de 20% de positividade. Eles não apresentam tendência de queda nem aumento no período analisado.

Nas últimas três Semanas Epidemiológicas, entre a SE48 (entre 24/11 e 30/11) até a SE50 (8/12 e 14/12), o Laboratório Central Noel Nutels (LACEN) registrou tímida variação na taxa de positividade dos testes rápidos de antígeno (entre 20,07% e 21,4%). Nesse período, a taxa de positividade dos testes RT-PCR no LACEN variou discretamente (de 21,05% para 19,04%). Essa flutuação não se padroniza como tendência.

Não foi possível obter os dados de positividade nas SE49 e SE50 referentes à rede particular de laboratórios DASA. Outro indicador precoce é o número de atendimentos de pacientes com sintomas gripais nas Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPAs) do estado do Rio também tem sido observado pela SES-RJ. Entre a SE48 e a SE50 o número teve queda entre a população adulta (de 1.763 para 1.435) e infantil (de 1.044 para 932).

A gravidade dos casos é analisada a partir do número de solicitação de leitos em hospitais. Entre a SE48 e a SE50, o estado registrou retração nas solicitações para adultos (de 334 para 321) e nas solicitações para leitos pediátricos (144 para 122).

Os indicadores precoces – taxa de positividade, atendimentos nas UPAs e números de solicitações de leitos –  servem para sinalizar  o aumento de casos antes mesmo da elevação detectada nos sistemas de informação. Por isso, o monitoramento é primordial para ações de preparação da SES no combate ao crescimento da doença e orientação para o reforço das medidas de prevenção e controle, como a vacinação.

O Panorama Covid-19 utiliza como fonte de dados o Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), o Sistema Estadual de Regulação (SER), o Sistema Próprio das UPAs do estado do Rio e o Sistema de Informação de Gerenciamento de Amostra Laboratorial (GAL), onde são registrados os resultados dos exames realizados pelo Laboratório Nacional de Saúde Pública (Lacen-RJ) e pela Fiocruz. Também são registrados os dados enviados pela rede Dasa em laboratórios privados.

Para consultar o Panorama Covid e outras informações, como número de internações, óbitos e taxa de cobertura vacinal, basta acessar o Painel de Monitoramento da Covid-19: https://cisshiny.saude.rj.gov.br/covid/.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu