Foto: divulgação da Polícia Militar |
No primeiro contrato de cooperação, que vigorou entre abril de 2022 até 10 de dezembro deste ano, houve 1.259 acionamentos, dos quais 230 transformaram-se em ocorrência – roubo de veículos, importunação sexual, veículo recuperado, roubo a transeunte, lesão corporal, entre outras.
Com o novo contrato, além da manutenção do atendimento de emergência, a Uber vai divulgar serviços tecnológicos oferecidos pela Polícia Militar, como, por exemplo, os aplicativos 190RJ e Rede Mulher.
Também estão sendo estudadas novas formas de integração, com possibilidade de troca de dados e divulgação de desaparecidos.
Botão 190 – Uber e Polícia Militar do Rio de Janeiro renovam parceria e ampliam cooperação
A renovação foi anunciada durante cerimônia realizada na última terça-feira (10/12) no Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar do Rio de Janeiro, com presença de representantes das duas instituições. Além da continuidade da parceria, o novo acordo também prevê a colaboração para expansão de campanhas de sensibilização realizadas pelo órgão de segurança.
A integração com o 190 no Rio de Janeiro foi a primeira do gênero feita pela Uber no Brasil, em 2022 e atualmente essa integração tecnológica já é realizada em parceria com a RapidSOS em serviços de atendimento a emergências nos estados do Maranhão, Amazonas, Pará e Bahia além de mais de 1.200 cidades dos Estados Unidos e diversos estados no México, África do Sul e Canadá.
– A parceria da Polícia Militar com a Uber é um exemplo concreto da importância da união de esforços e colaboração mútua entre os setores público e privado em prol da segurança da sociedade. Na primeira fase da parceria, os resultados foram muito positivos – afirma o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.
O gerente de Políticas Públicas da Uber no Brasil, Pedro Santos, ressalta a agilidade no atendimento e o alcance propagação de informações:
– Sabemos que em uma situação de emergência cada segundo conta e essa integração é um avanço importante para possibilitar um envio de ajuda mais rápida em situações críticas. Além disso, estamos sempre disponíveis para usar o alcance da nossa plataforma na disseminação de informações de qualidade. O Rio de Janeiro foi pioneiro nessa iniciativa e esperamos poder realizar essa integração nos demais estados brasileiros – destaca Pedro Santos.
0 Comentários