/>
Secretário-adjunto de Segurança é morto por GMC durante reunião na prefeitura de Osasco

Secretário-adjunto de Segurança é morto por GMC durante reunião na prefeitura de Osasco

Secretário-adjunto de Segurança é morto por GMC durante reunião na prefeitura

O secretário-adjunto de Segurança de Osasco (SP), Adilson Custódio Moreira, foi morto nesta segunda-feira, dia 6, durante uma reunião administrativa na sede da prefeitura municipal depois de ser baleado por um agente da GCM (Guarda Civil Metropolitana), que foi preso no local e encaminhado para a delegacia.

A reunião tratava de anúncio de nova estrutura da corporação. Na ocasião, Adilson e um dos agentes se desentenderam. O homem, então, sacou a arma e disparou.

Depois dos tiros, os outros guardas que participavam da reunião saíram correndo do local e o agente se trancou dentro da sala com o secretário, onde ficaram por cerca de 2 horas.

O Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) da PM (Polícia Militar) assumiu a negociação para que o guarda civil se entregasse, o que só se deu por volta das 19h30.

Os funcionários do local foram retirados.

Em nota, a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) disse que o guarda municipal foi encaminhado ao 5º DP (Distrito Policial) para passar por audiência e ser indiciado.

Leia a íntegra do comunicado:

“A SSP lamenta a morte do Secretário-adjunto de Segurança do município de Osasco, que foi mantido refém por um guarda civil, na sede da Prefeitura, na tarde desta segunda-feira (6). O autor do crime se entregou após negociações do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), da Polícia Militar. Ele será encaminhado ao 5º Distrito Policial da cidade, onde será ouvido e indiciado. Exames periciais foram solicitados e mais informações serão fornecidas após o registro do boletim de ocorrência.”

LUTO NA CIDADE
O prefeito de Osasco, Gerson Pessoa (Podemos), decretou luto oficial de 3 dias pela morte de Moreira. Em seu perfil no Instagram, Pessoa disse estar “consternado” com o episódio.

“Estou consternado com essa situação. Vamos acompanhar a família do Moreira e oferecer todo o suporte necessário nesse momento de dor”, publicou Pessoa em seu perfil no Instagram.

Quem era o secretário adjunto?

Adilson Custódio Moreira foi Secretário de Segurança e Controle Urbano de Osasco entre 2018 e 2019, na administração do ex-prefeito Rogério Lins (Podemos). Seguiu na pasta como secretário adjunto e foi mantido no cargo pela atual administração, de Gerson Pessoa (Podemos).

Moreira era natural de Jequitinhonha, no norte de Minas Gerais, mas cresceu no interior de São Paulo, onde estudou e trabalhou na indústria e em lavouras. Instalado em Osasco, fundou uma empresa de motoboys e na década de 1990 prestou concurso o cargo de Guarda Municipal, onde exerceu funções diversas, chegando à classe distinta por meio de concurso interno. Ele completaria 54 anos no próximo domingo, 12 de janeiro.

O atual e o ex-prefeito de Osasco lamentaram a morte do secretário adjunto pelas redes sociais.

“Estou consternado com essa situação. Vamos acompanhar a família do Moreira e oferecer todo o suporte necessário neste momento de dor. Nossas orações a família e aos amigos da vítima neste dia tão triste para Osasco”, disse Pessoa.

“Lamentamos essa situação ocorrida na Prefeitura de Osasco, que culminou na morte covarde do secretário adjunto de Segurança e Controle Urbano, Adilson Moreira, um grande combatente, mas principalmente um amigo. Moreira, que foi guarda civil municipal antes de atuar como secretário adjunto, foi um dos que lutou por melhorias para a GCM. Vá em paz meu irmão!”, escreveu Lins.


Ainda não há informações sobre horário e data do velório e do enterro.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu