/>
Valença registra queda de granizo com 50 cm de altura, diz prefeitura

Valença registra queda de granizo com 50 cm de altura, diz prefeitura

Valença registra queda de granizo com 50 cm de altura, diz prefeitura
Valença registra queda de granizo com 50 cm de altura, diz prefeitura / Imagens: reprodução
Uma tempestade de granizo provocou transtornos e prejuízo a população da região rural e de bairros de Valença na última sexta-feira, dia 25. Conforme as informações da prefeitura, 150 famílias foram afetadas diretamente.

Os bairros mais atingidos ficam tanto na zona urbana da sede quanto nos distritos, com destaque para: Varginha, Canteiro, Vale Verde, Santa Cruz, Aparecida, Rancho Novo, Chacrinha, João Bonito e Chica Cobra. As estradas ficaram cobertas de gelo com a altura de até 50 centímetros de altura. Veículos ficaram imobilizados.

No distrito de Conservatória, a subprefeitura registrou seis casas com telhados danificados. Uma pessoa precisou ser acolhida por familiares. Houve ainda o bloqueio parcial da RJ-143 (entre o Loteamento e o trevo de Santa Terezinha), por conta da grande quantidade de granizo, segundo informações da Secretaria. A rodovia foi desobstruída por duas retroescavadeiras que atuaram até às 21h30.

Em Pentagna, a chuva foi forte e com granizo, mas sem registros de ocorrências graves. Uma árvore lascada que caiu parcialmente sobre uma rua e foram interditadas na manhã de sábado. Já em Santa Isabel, a chuva foi mais branda, com volume de água menor e sem incidência de granizo. Não houve registro de ocorrências relevantes ou necessidade de intervenção emergencial. 


Segundo o secretário designado de Assistência Social, Bernardo Machado, “desde às 18h, toda a equipe foi mobilizada. A Assistência Social percorreu os bairros Varginha, Canteiro, Esteves e Rancho Novo que também tiveram um grande volume de granizo”.

A Prefeitura também disponibilizou o Zap Social (24 98155-2728) para que todas as famílias atingidas possam informar seus dados, endereço e enviar fotos dos danos. Até o final da noite de sexta-feira, a planilha de cadastro da Secretaria de Assistência Social já contabilizava mais de 150 residências afetadas, muitas delas com perdas totais ou significativas no telhado e em móveis essenciais, como colchões e caixas d’água.

Ações emergenciais:


Durante a noite de sexta-feira, a Prefeitura preparou uma estrutura emergencial para eventual acolhimento de famílias, com mobilização de CRAS, escolas e lideranças religiosas — prontas para receber moradores caso fosse necessário. Apesar dos danos materiais, não houve necessidade de abertura de abrigos emergenciais e nenhuma vítima foi registrada.

Cadastro de famílias segue aberto

A Prefeitura reforça que todas as pessoas atingidas pela chuva de granizo devem entrar em contato com o Zap Social pelo número (24) 98155-2728, informando: Nome completo, endereço, CPF, fotos dos danos e descrição da necessidade. A partir dessas informações, será montado um plano de ação para atendimento prioritário às famílias, com a organização de uma força-tarefa que começou a atuar ampliadamente no sábado.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu