![]() |
Onça aparece em monitoramento ambiental no Parque da Serra da Concórdia / Reprodução |
O Monitoramento no Parque Estadual da Serra da Concórdia — através do Projeto Aventura Animal, que vem monitorando uma onça-pintada, conseguiu registrar os 6 felinos pela primeira vez no Estado do Rio de Janeiro.
Câmeras fotográficas flagraram os felinos percorrendo as trilhas da unidade de conservação, em Valença. Foram registradas as presenças de onça-pintada, onça-parda, jaguatirica, jaguarundi, gato-maracajá e um gato-do-mato-pequeno.
Equipe da unidade de conservação no monitoramento da fauna, para fins de pesquisa e atividades de educação ambiental, salienta do fato inédito sobre a reapropriação da fauna e flora.
Segundo o Inea, desses seis felinos, cinco são ameaçados de extinção. A onça-pintada é considerada “Criticamente em perigo” na lista de espécies ameaçadas do Estado do Rio de Janeiro. Nessa mesma lista, a onça-parda e o gato-maracajá constam como “vulneráveis”. Já o gato-do-mato-pequeno e o jaguarundi estão como “vulneráveis” na lista nacional do Ministério do Meio Ambiente.
“Este é um registro histórico que consagra anos de dedicação da Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas. Ver as seis espécies de felinos silvestres do Estado no mesmo território significa que nossas áreas protegidas estão cumprindo seu papel de proteger e restaurar a Mata Atlântica, oferecendo equilíbrio e abrigo para espécies-chave do ecossistema”, afirmou o diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do Inea, Cleber Ferreira.
0 Comentários