/>
Onça aparece em monitoramento ambiental no Parque da Serra da Concórdia

Onça aparece em monitoramento ambiental no Parque da Serra da Concórdia

Onça aparece em monitoramento ambiental no Parque da Serra da Concórdia
Onça aparece em monitoramento ambiental no Parque da Serra da Concórdia / Reprodução

O Monitoramento no Parque Estadual da Serra da Concórdia — através do Projeto Aventura Animal, que vem monitorando uma onça-pintada, conseguiu registrar os 6 felinos pela primeira vez no Estado do Rio de Janeiro.

Câmeras fotográficas flagraram os felinos percorrendo as trilhas da unidade de conservação, em Valença. Foram registradas as presenças de onça-pintada, onça-parda, jaguatirica, jaguarundi, gato-maracajá e um gato-do-mato-pequeno.

Equipe da unidade de conservação no monitoramento da fauna, para fins de pesquisa e atividades de educação ambiental, salienta do fato inédito sobre a reapropriação da fauna e flora.

Segundo o Inea, desses seis felinos, cinco são ameaçados de extinção. A onça-pintada é considerada “Criticamente em perigo” na lista de espécies ameaçadas do Estado do Rio de Janeiro. Nessa mesma lista, a onça-parda e o gato-maracajá constam como “vulneráveis”. Já o gato-do-mato-pequeno e o jaguarundi estão como “vulneráveis” na lista nacional do Ministério do Meio Ambiente.

“Este é um registro histórico que consagra anos de dedicação da Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas. Ver as seis espécies de felinos silvestres do Estado no mesmo território significa que nossas áreas protegidas estão cumprindo seu papel de proteger e restaurar a Mata Atlântica, oferecendo equilíbrio e abrigo para espécies-chave do ecossistema”, afirmou o diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do Inea, Cleber Ferreira. 

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu