Conforme a nota, a partida contra a equipe de Paraty no último domingo, dia 26 de outubro, teria sido combinada com apostadores.
Para Rubens Lopes da Costa Filho, presidente da federação, foram verificados no desenvolvimento do jogo dois lances de pênaltis suspeitos, que constam na súmula e no relatório do delegado do jogo como 'combinado'.
O relatório ainda aponta que apostadores mantinham conhecimento prévio de que a equipe do Barra Mansa FC perderia o primeiro tempo da partida por pelo menos dois gols, como aconteceu ainda na etapa inicial; o placar apontava 2 a 0 a favor da equipe adversária.
As investigações evidenciam a suspeita de que o Barra Mansa FC é cúmplice na manipulação da partida, indicando que pelo menos cinco atletas do clube, que, além da partida, participaram ainda por outros clubes, de jogos que também foram apontados por relatórios suspeitos de manipulação de resultados.
Até que o caso seja definido pela Justiça Desportiva, o Barra Mansa FC fica afastado da competição.
Em nota o clube informa que diretoria lamenta o ocorrido:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A diretoria do Barra Mansa Futebol Clube recebe com profunda tristeza a notícia do afastamento da equipe do Campeonato Carioca Série B2 de Profissionais, em decorrência da derrota no último domingo, diante do Paraty Futebol Clube, pelo placar de 2 a 1.
O clube informa que já está adotando todas as medidas cabíveis para comprovar sua inocência e buscar o retorno imediato à competição.
Na segunda-feira, logo após a partida, dois atletas foram dispensados, por decisão unilateral da diretoria, como parte das providências internas adotadas.
O Barra Mansa FC mantém um contrato de gestão com um empresário aprovado pela diretoria com base na confiança e na idoneidade do gestor, fundamentada em seu histórico de atuação em outros clubes do Estado do Rio de Janeiro e em sua colaboração junto à própria Federação, onde exerce a função de delegado em algumas partidas. Ressalta-se que o referido contrato de gestão foi devidamente registrado na Federação, e no momento encontra-se suspenso, até que haja conclusão da ocorrência.
Importante destacar que não há, até o momento, qualquer processo ou inquérito instaurado contra o clube. A medida adotada pela FERJ trata-se de uma suspensão temporária do direito de atuar, com o objetivo de permitir que o Barra Mansa FC preste todos os esclarecimentos necessários. Após essa fase, será decidido se o caso seguirá para inquérito, processo disciplinar ou anulação dos atos.
O Barra Mansa Futebol Clube responderá dentro do prazo estabelecido, apresentando toda a documentação necessária e as provas de sua idoneidade.
A diretoria reafirma seu compromisso com a ética, a transparência e o respeito às normas esportivas, confiando que a verdade prevalecerá.
Barra Mansa Futebol Clube, 30 de Outubro de 2025



0 Comentários